.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

o capote de Nicolai Gogol

Akaki Akakiévitch foi um ser humano que sempre prestou serviço para um certo ministério público na Rússia, não sabia fazer nada além de  trabalhar fazendo cópias de documentos para seus superiores, parecia ter nascido apenas para a função de copiador. 

Mesmo assim, se sentia bem e nada de mal fazia a ninguém. Por outro lado, era vitima de chacotas dos colegas de trabalho por ter um capote velho e também por ter o mesmo sapato que recebia solados novos em dois em dois anos. Não poderia viver melhor por causa do  salário baixíssimo que recebia todo o mês e que mal dava para pagar seu aluguel e sobreviver, mesmo assim, Akaki Akakiévitch não mostrava indignação e assim vivia satisfeito com a situação que se encontrava, não reclamava por medos até de sua própria sombra.

Não obstante, um certo dia, após perceber que as chacotas sofridas e os medos que sentia era por causa do seu capote velho. Assim decidiu ir ao alfaiate para comprar um novo capote, mas para adquirir um novo capote teria que abdicar de outros gastos pelo menos por um ano. Era sofrida a vida de akaki Akakiévitch, que fazia até pena para os olhos dos sensíveis. Quando comprou o novo capote, as chacotas e os medos se esvaíram e a autoestima foi elevada.

Para celebrar a nova vestimenta, akaki akakiévitch foi convidado para tomar chá, comer biscoitos e beber champanhe pelos seus colegas de trabalho. Na mesma noite, depois do convite aceito, na volta para casa, Akaki akakiévitch sofreu um assalto e levaram seu capote que acabara de comprar. Foi-se ali suas forças, porém cresceu sua vontade de recuperar o seu capote e desde então procurou seu chefe superior para ajudá-lo. Contudo a arrogância e as palavras ameaçadoras sem nenhuma educação do chefe superior foi como um golpe no coração de Akaki akakiévitch. Passaram uns dias, Akaki Akakiévitch falecerá e isso só foi percebido após alguns dias que perceberam que ele não estava mais indo para o trabalho, isso não foi o problema, pois o substituíram e coloraram outra pessoa para exercer a função.

O que pegou mesmo foi quando a consciência dos que chacoteavam foram abaladas e o chefe superior entrou em pânico quando o fantasma de akaki akakievicth voltou para pegar seu capote, para relembrar os injustos e os arrogantes que tudo nessa vida tem volta.
   
                    
           
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial