.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Projeto de cinema incentiva estudante a produzir filme



O cinema surgiu nos anos de 1895, na França, no final do século XIX, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. De lá para cá, o que era mudo se tornou audível e o que era estático se tornou dinâmico. 

As transformações tecnológicas foram importantes tanto, para o crescimento da indústria cultural, quanto, para aqueles que acreditam na beleza da arte. Pois então, com o avanço tecnológico é possível fazer filmes até com celular.


Baseado nessa possibilidade, já imaginou se toda a escola publica aderisse novas formas de ensino e aprendizagem através do cinema, do rádio, da arte e tantas outras?


O pernambucano e educador Paulo Freire com suas teorias sobre a educação e prática da liberdade, lutava pela união entre arte, tecnologia e a educação como um processo libertário, onde cada um poderia escrever e a presentar a sua própria história. 


Acredito que essa condição seria uma das melhores formas para enxergar o amor e melhor ainda para alfabetizar os excluídos da educação. Por fim, o governo brasileiro nunca enfatizou concretamente essa forma de ensino, não sei por que.


Mas voltando para o cinema, desta vez, na escola, existem poucas iniciativas que contribuem para que exista a união entre o cinema e a escola. A Voo Audiovisual, em parceria com o Colégio Estadual Profª. Celestina Bittencourt, situada em Ipiaú-BA,  esta realizando o projeto "Mais Cinema na Escola".


A iniciativa é realizada por meio do edital Mais Cultura na Escola, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação.  
Para tanto, de acordo com Edson Bastos, diretor da Audiovisual e um dos responsáveis pelo projeto “Mais Cinema na Escola” serão realizadas seis oficinas com o objetivo de formar os estudantes para a produção e difusão de filmes e documentários.   

Edson Bastos

“Esse programa beneficiou mais de cinco mil escolas no Brasil e nosso projeto foi selecionado. Pesquisamos as escolas do município para realizar os trabalhos e a única disponível foi o Colégio Celestina. Com isso, entrei em contato com o diretor da escola, Paulo, e dialogamos sobre o que o projeto poderia agregar com o plano pedagógico e montamos a proposta de realizar 6 oficinas, sendo uma por mês”, explicou Edson Bastos.


Durante as oficinas além das exibições de filmes de curta-metragem também serão apresentadas as formas de produção de roteiro, direção, produção, direção de arte, direção de fotografia e edição/sonoplastia No encerramento do projeto, os estudantes que participaram das oficinas irão produzir um filme e apresentar para a comunidade.


Ao todo já foram realizadas três oficinas, sendo que, o projeto se estende até dezembro. Ainda de acordo com Edson Bastos, “quase todo mundo possui um celular que filma e que tira fotos. Com a introdução sobre os conceitos da linguagem audiovisual e com os recursos tecnológicos, os estudantes podem realizar seu próprio vídeo, como por exemplo, como é feito a merenda da escola, como é o seu contexto social e a realidade em que vive. Essas formas de ensino e aprendizagem também contribuem com o desenvolvimento critico do estudante”.


Os alunos que participam das oficinas possuem em media 12 a 17 anos. A estudante Adriana Pedral, 15 anos, comentou sobre a sua participação no “Projeto Mais Cinema na Escola”.    


Eu gosto muito do Mais Cinema na Escola, porque é uma coisa diferente do aquilo que já conhecemos na sala de aula. Este projeto é uma coisa nova para nos inspirar a usar o celular e as redes sociais para produzir e divulgar nossos próprios vídeos” ressaltou Adriana.

                                         Lançamento 

A voo audiovisual vai lançar mais um filme no dia 12 de outubro, na Câmara de Vereadores de Ipiaú, as 18 horas, não perca o lançamento do "O Filme de Carlinhos". Carlinhos é um garoto sonhador que se apaixonou por cinema e para tanto, quer fazer um filme de terror na cidade onde mora, em Ipiaú. Com a ajuda dos seus amigos da escola, junto com o estímulo de Seu Joaquim, dono de uma videolocadora, Carlinhos se dedica para realizar seu objetivo.         
Veja O link do Clipe
https://www.youtube.com/watch?v=jxUl1GQ32_o

Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial