.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Escritora de Itajibá lança livro em evento da UNEB




A leitura é importante para aguçar a imaginação e conhecer lugares maravilhosos. A leitura é um artifício que expressa paciência e vontade de aprender. È uma viagem fascinante que te traz uma aprendizagem de conhecimentos variados.


Melhor ainda é quando o artista tenta expressar o vazio quando, de repente, esse se torna cheio de si e com inúmeras experiências de existir e resistir aos fatos que ronda e enlouquece.


Em Ipiaú a diversidade cultural é permeada de artistas que precisam ser vistos pela comunidade, músicos, escritores, pintores e tantos outros segmentos.  


Lançamentos de livros


Por outro lado, O Campus XXI da UNEB, em Ipiaú realiza todos os anos a semana de letras apresentando artistas da cidade e região.  Esse ano a universidade iniciou a IX Semana de Letras de Ipiaú (Seleti), ontem à noite (25).


Durante o evento, a estudante de letras Luziane Pereira lançou seu segundo Livro, “Os opostos se atraem”.  Vários estudantes que prestigiaram o lançamento puderam perceber a alegria da escritora.


É uma satisfação imensa esta aqui na Uneb entre amigos, colegas e professores que prestigiaram meu trabalho. Os opostos se atraem é um livro baseados em fatos reais e é uma realização de um sonho de me tornar escritora. Este livro veio com muita luta e muita batalha para ser publicado, pois na vida nada é fácil”, ressaltou Luziane.


Luziane Pereira é filha de agricultores e atravessou diversos momentos difíceis para romper barreiras e a escrita foi à saída para externar os sentimentos.


“Estou muito satisfeita em ter publicado “Os opostos se atraem”. A minha expectativa e lançar outro em breve, estou na luta para conseguir meus objetivos, espero contar com o apoio de todos”, frisou Luziane.


Quem quiser contribuir com a escritora, o livro custa R$10. Você pode adquirir a obra por meio do Facebook Luziane Pereira.


Além do lançamento do Livro de Luziane, a professora da UNEB Lílian Almeida também lançou o romance “Todas as cartas de amor”.


De acordo com Lílian, “o livro conta a história de uma mulher que vive em busca de ser amada e ter um amado. Portando, depois de um tempo descobre que as buscas são outras”.
 
Luziane e a professora Lílian

Língua portuguesa para surdos  

Para encerrar a primeira noite com chave de ouro do IX Seleti com muita discussão e conhecimento foi realizada a mesa redonda que abordou o tema “ ensino da língua portuguesa para surdos”.


Uma das integrantes à mesa Elisâgenla Mendes, ressaltou sobre a importância de discutir esse assunto.


 “A língua portuguesa para o surdo é uma segunda língua, pois, no Brasil, a primeira língua do surdo é a libras. Para ensinar a língua portuguesa aos surdos é preciso pensar numa metodologia diferenciada com mais imagens, uma metodologia diferente”, explicou Elisângela.

Professora Elisângela Mendes e Ricardo Dantas

Ainda de acordo com Elisângela “já existem estudos que capacitam o professor para ensinar a língua portuguesa para os surdos. Mas o que falta mesmo é a força de vontade política para investir mais na capacitação dos professores e também na  metodologia de ensino”.   


Otávio Assis, diretor do Campus XXI da Uneb, em Ipiaú destacou a importância do IX Seleti.


” O IX Seleti é a continuação de um trabalho do curso de letras  de ipiaú que deu certo e que agrega muitos valores e que já faz parte das atividades do departamento. Para nós é muito importante saber que a vontade de realizar o evento é maior que as nossas limitações”.       
Sara Pereira traduzindo em libras o que os palestrantes estavam falando  


O evento contou com apoio do Centro de Apoio Pedagógio de Ipiaú (Capi), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).


Vicente Andrade


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial