.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

AMA realiza mutirão em defesa do Rio de Contas e mobiliza pessoas nos cometas




A torre da Igreja de São Roque e o prédio fantasma olhavam de longe a manifestação do Primeiro Mutirão Cometa que passava pelo Rio de Contas, na manhã desse último domingo (30), em Ipiaú.   

A turma  da AMA se preparando para entrar em ação

Logo no início do mutirão parecia que não iria acontecer nada, mas, felizmente o sol brilhou e a união entre a solidariedade e o trabalho foram adjetivos incontestáveis.


Foram muitos desbravadores e entre eles, mulheres, crianças, adultos e jovens colaborando para um dia alternativo, todos juntos com um só objetivo, defender o Rio de Contas.  Sem o manancial certamente iríamos morrer e ninguém ficaria para contar história alguma.


Falta muita coisa para a transformação verdadeira se concretizar para todos, por outro lado, uma minúscula pedra foi movida para servir de experiência para os que avistavam o empenho dos voluntários.


Mas o que importa mesmo é que o primeiro passo foi dado para que alguma coisa muito nova possa acontecer. Como dizia Renato Russo, “é só o amor é só o amor que conhece o que é verdade”.
Voluntários 


O sol brilhou forte e contribuiu para que o 1° Mutirão Cometa, em Defesa do Rio de Contas, promovido pela Associação Mística Ambiental (AMA) entrasse na história de Ipiaú.


Condições desumanas 

A realidade em que se encontram as crianças, os jovens, os adultos e os idosos que moram a beira do Rio de Contas é inaceitável em pleno século da era tecnológica.  
Esgoto a céu aberto nos cometas 

Falando mais claro, os direitos das pessoas, reservados na carta magna do Brasil, são apenas frases digitadas num monte de papel.  Isso porque os direitos daquelas pessoas estão sendo violados, já faz muito tempo.


Você já imaginou morar ao lado do esgoto, do lixo, do mau cheiro e sem nenhuma assistência de vida adequada. Pois é, essa é a vida de centenas de pessoas que moram a beira do Rio de Contas, em Ipiaú. É preciso muita garra para poder suportar todas as mazelas. 
crianças e adultos caminhando entre os esgotos  

Não existe humanidade para os humildes e nem políticas públicas verdadeiras e eficazes para sanarem os problemas, apenas promessas. 

 
Esgoto de Ipiaú, fundo da Ceplac
Todos os dias os esgotos são despejados no Rio de Contas e se formam uma cachoeira de microrganismos perigosos para a vida humana. Lá, passam e moram pessoas que merecem uma vida digna.

De acordo com relatos dos moradores, muitos políticos durante a campanha eleitoral aparecem cheios de boas intenções e depois somem de vez, só aparecem para pedir votos. Como diz o velho ditado, de boa intenção o inferno anda cheio.


O mutirão Cometa


Com o intuito de conscientizar e preservar o meio ambiente na região dos cometas até a rua do curral em Ipiaú, cerca de 40 pessoas se reuniram para limpar tanto as margens quanto, as águas do rio.


O grupo foi dividido em duas equipes para realizar as atividades. O primeiro se encarregava de tirar o mato e lixo das águas e o outro, catava os lixos que estavam as margens do rio.


Foi muito importante a ação para servir como consciência, várias pessoas se mostraram disponível para concretizar a ação.


Quando o mutirão se encerrou por volta de meio dia, a quantidade de lixo, esgoto e lama eram evidentes, pois as impurezas eram muitas. Mas também, da para perceber que ainda falta muita coisa para fazer.

Consciência Ambiental

Dona Andréia Santos, moradora da rua do curral, que estava presente no mutirão cometa, em defesa do rio de contas externou sua opinião.


Gostei muito do mutirão e precisamos de mais, pois estamos com saudades do rio de contas limpo, moro aqui a mais de 30 anos e nunca  vi o rio de contas nessa situação crítica. Os moradores e os políticos da região também precisam se conscientizar da importância desse Rio para nós e para  as nossas futuras gerações”, afirmou Andreia.

Dona Andreia 

Andreia é uma jovem de 32 anos que merece ser vista pela sociedade. Pois, a mesma, foi uma das poucas pessoas que mobilizou a galera e vestiu a camisa para que o primeiro mutirão cometa se realizasse.  Realmente está de parabéns.

Dona Andreia ainda se disponibilizou para fazer o cachorro-quente e distribuir para a criançada no final do mutirão.

Criançada também ajudou no mutirão



Invenções


São nas andanças da vida que encontramos pessoas que constroem coisas importantes. Durante o mutirão muitas coisas novas apareceram para a comunidade. Uma das invenções foi o ferro cheio de ganchos feito para a limpeza do Rio de Contas.


O instrumento que foi construído por Adenis, ao ser jogado no rio de contas, consegue prender os matos e lixos que estão em baixo das águas do rio. Para retirar o instrumento da água é necessário muitas pessoas para puxar. 


Outra invenção que merece destaque é o boneco feito de tampa de garrafa de plástico. O brinquedo é um modo de reciclar os materiais e transformá-los em brinquedos.


O criador do brinquedo reciclável, conhecido como Cacau, que trabalha no Hospital do Estado de Ipiaú, compareceu ao mutirão e levou seu filho para participar do evento.


“Levo meu filho para ações importantes como esse mutirão para que ele possa se conscientizar sobre as causas nobres que beneficiam a todos. Já a invenção também é um modo de levar alegrias para criança e de modo consciente. Pois, além de reciclar ele pode representar uma alegria para aquelas crianças que estão desamparadas”, concluiu Cacau. 

     
De acordo com membros da Associação Mística Ambiental (AMA) haverá outra reunião para marca os próximos mutirões em defesa do Rio de Contas.




















Vicente Andrade    
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial