.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Entrevista com Giva Moreira sobre quadrinhos


Giva Moreira


Giva Moreira é cantor, técnico em segurança do trabalho e profissional em vendas. Nascido em Jequié, Giva veio para Ipiaú na década de 80. E a sua paixão é a revista em quadrinhos, saiba mais pela entrevista.

Giva tem blog e canal no youtube, onde ele conta detalhadamente sobre as revistas em quadrinhos com o intuito de ajudar novos colecionadores.   
        
VA: Como surgiu a ideia para o site?
GM: Eu já colecionava quadrinhos desde 12 anos com a Influencia do meu tio, que colecionava a turma da Mônica.
Eu gostava também das revistas da Marvel ( Editora que tem como principais personagens : X-men, vingadores, homem aranha, quarteto fantástico ente muitos outros.)
Depois dei uma parada na coleção. Já em 2006, quando recomecei a colecionar aos poucos por que decidi adquirir apenas as edições encadernadas da Marvel e DC comics (Editora que possui Super Homem, Batman, Liga da justiça, Shazam, Lobo, entre outros como principais personagens).
Dai comecei a pesquisar em sites pra ficar por dentro dos lançamentos e novidades. Foi quando decidi criar um blog sobre quadrinhos, para ajudar também novos colecionadores da nona arte.  E assim nasceu o blog: "Cejaviu? Hqs e derivados".
Depois comecei a pesquisar em canais no you tube sobre quadrinhos, e há 9 meses, criei o canal do Cejaviu? HQ's no You tube, com o objetivo de ajudar novos colecionadores que não tem tanto conhecimento em quadrinhos. Hoje o canal já possui mais de 3.440 visualizações e cresceu mais que o blog. (risos)


VA: Como você começou a ler quadrinhos?
Assim que aprendi a ler, já fui correndo ler um gibí da turma da mônica. Me lembro desse momento. Como disse antes, influencia do meu Tio Nenha, que já faleceu. Ele tinha uma coleção grande.
Sempre gostei das aulas de história no colégio e os quadrinhos deixavam a leitura bem mais dinâmica. Nessa época eu desenhava e criava meus próprios gibis também, criava tudo, personagens, argumentos, histórias. E sempre que podia, comprava um gibí na banca.
O que as pessoas encontram no seu site ?  E quais são os quadrinhos que você gosta?
No blog as pessoas vão achar dicas e algumas resenhas de bons quadrinhos. Já no you tube, o canal é voltado para as resenhas sobre quadrinhos e derivados, com o objetivo de ajudar novos colecionadores através de dicas, análises de quadrinhos.
Futuramente falarei sobre dicas de filmes no canal. Recentemente vi que algumas editoras estão lançando romances literários em quadrinhos para uso didático como a obra de Machado de Assis, entre outros.  Isso é muito bacana porque é uma boa forma de despertar a leitura nas crianças e jovens nas escolas.
E respondendo a segunda pergunta, gosto muito do universo do Conan, principalmente a saga da Rainha da Costa Negra, pois, tem uma arte muito bem trabalhada e enredo ótimo!
Assim como : Batman Cavaleiro das Trevas, do Frank Miller que mudou a forma de fazer quadrinhos em 1986, através de uma arte e roteiro mais realista e crítico ao regime governista dos EUA na época.
Surfista Prateado: Parábola é um clássico do Stan Lee com arte do Moébius que faz uma dura crítica ao fanatismo religioso. Muito bom mesmo!
Já no cenário nacional, a turma da Mônica do Maurício de Souza é uma unanimidade. Recomendo as edições Graphic MSP que tem novos artistas do cenário nacional como Danilo Beyruth e Gustavo Duart dando novas versões aos personagens do Maurício, como Astronauta, Piteco.
Recentemente li a biografia em quadrinhos de Amy Winehouse - Clube dos 27, da editora Conrad. Fica a dica.
VA: Qual a importância de ler quadrinhos para você?
GM: Todo leitor de quadrinhos, desenvolve automaticamente boa leitura, visão de mundo e senso crítico. Digo isso, por que, o campo de quadrinhos é vasto, não se limita somente a heróis coloridos. É realmente um bom estimulo a leitura, pois não é a toa que HQ's são também chamadas de Nona arte.
Engana-se quem ainda acredita no velho preconceito de que quadrinhos é coisa pra criança. Existem quadrinhos como selo Vertigo da DC comics que abordam temas realistas, voltado para o público adulto. Ler quadrinhos é um estilo de lazer sadio, que hoje é compartilhado de pai pra filho.
 Prova disso foi o grande sucesso da Comic Con Expereincie (Grande convenção sobre quadrinhos, cinema, séries de tv, games e cultura pop) que aconteceu em dezembro de 2014 em São Paulo.
Quadrinhos é arte. Se os pais presentearem os filhos com bons livros e quadrinhos, teremos uma juventude bem mais centrada. Mas infelizmente a falta de informação leva ao preconceito sobre a nona arte.
Conheça o Blog e o canal do Youtube de Giva Moreira por meio do Link a seguir.   
.

https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif

Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial