.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Moradores pedem ajuda a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ipiaú



A chuva é maravilhosa para encher os rios e para molhar a terra. Essas peculiaridades da natureza abastecem as cidades com água e faz a terra brotar os frutos que nos alimentam diariamente.

Por outro lado, muitos dos municípios não estão preparados para as diversidades temporais e acabam ficando em situação difícil perante todas as mazelas, No entanto, a natureza responde em voz alta sobre as irresponsabilidades dos homens.

 Rua Noel Bonfim 


Em pleno tempo de elevado grau de tecnologia, os esgotos ainda são jogados nos rios, os desmatamentos são frequentes e tantos outros males agride a natureza. 

Desde muito tempo, os poderes públicos não se preocupam com o futuro das crianças e muito menos, com as prioridades do meio ambiente e da comunidade.

É bastante claro aos olhos de quem passa pelas ruas e avista as desigualdades sociais e os crimes cometidos contra o meio ambiente.

Chuvas e problemas

Em novembro de 2014, a chuva que caiu em Ipiaú foi o suficiente para alagar ruas e casas, desabrigar centenas de pessoas e deixar outras em situações de risco.

Essa matéria é uma utilidade pública, está longe do sensacionalismo jornalístico e tão pouco é favor do jogo político que facilmente é visto na cidade. 

O que se pretende é anunciar os problemas vivenciados pela comunidade excluída dos direitos. O intuito é mostra caminhos para a melhoria de vida das pessoas,  os que não tem voz e vez na sociedade.


Os moradores da Rua Noel Bonfim, localizado no Bairro Aloísio Conrado, em Ipiaú vivem intensamente o medo em tempo de chuva, pois, existe um barranco que vive desmoronando, soterrando casas e destruindo lares.

No meio dos destroços se juntam pedras, lamas e lixos que invadem as casas de trabalhadores humildes. Quando chove é uma correria daquelas, que só deus para segurar na mão do povo.
Depois da chuva olha o que desce

Um dia após a chuva, os moradores se juntam para limpar as casas e as ruas enlameadas como conta Jabson Santos.

“É uma luta para viver em dias de chuva. A água  desce pelo barranco, invade as casas e as pessoas se juntam para  ajudar a retirar a lama que fica. Espero que esta luta acabe e algo seja feito por aqui”.

Políticos onde estão?

De acordo com relatos dos moradores, na época de campanha aparecem muitos candidatos com proposta de mudar a rua com a construção do muro de contenção, calçamento e a instalação do esgotamento sanitário.

Esmeraldo Ferreira dos Santos comentou que, ”moro aqui há 28 anos e aqui nunca teve uma rua, pois é destratada como a favelinha, mas, na época da política  todo mundo lembra que existe morador aqui dentro”.
Esmeraldo

Ainda de acordo com Esmeraldo, ”precisamos de uma rua digna e se não fosse os moradores para melhora as vias não tinha nem condições de passar um carro. Nós não temos nem condições e nem o direito de fazer o trabalho que não compete a nós e sim dos poderes responsáveis”.

Soluções      

As soluções para os problemas dos moradores são: Construí um muro de contenção, instalação do esgotamento sanitário e o calçamento da rua. 

A comunidade da Rua Noel Bonfim pede solidariedade da Câmara de Vereadores, Prefeitura e das pessoas para contribuir com a melhoria de vida.

Assista ao vídeo com depoimentos dos moradores     


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial