.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Cadastro Ambiental Rural (CAR/ CEFIR): prazo até 6 de maio



Jaline Ribeiro é uma ipiauense que se formou em biologia, se especializou em ambiente e sustentabilidade e ainda é mestre em genética em biodiversidade e conservação.

Para tamanha bagagem, Jaline se preocupa com o bem estar do meio ambiente e também com o desenvolvimento das áreas rurais.

Segue abaixo a importância de cadastrar seu imóvel rural por Jaline Ribeiro. Não perca tempo.   


  
Está chegando o prazo final para que os proprietários de terras nas zonas rurais cadastrem seus imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O nome do cadastro é chamado na Bahia de CEFIR.
                                                    
          O que é esse cadastro?


O cadastro é um registro eletrônico exigido pelo Novo Código Florestal brasileiro Lei no 12.651 de 2012, que se torna obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal - RL, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
 
 Jaline Ribeiro fala sombre a importância de realizar o cadastro de propriedade rural

Além disso, o cadastro vai auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. Outro ponto importante é o fomento a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, atualmente utilizado pelos governos estadual e federal.
A propriedade que fez averbação da reserva legal também deve fazer o cadastro na modalidade ambiental rural.
O que acontece se o proprietário rural não aderir ao CAR/ CEFIR?
·       Impossibilidade de acesso a linhas de crédito federal ou programas de fomento;
·       Penalidades/ multas, caso o proprietário/posseiro possua em sua área Reserva Legal e/ou Áreas de Proteção Permanente (APP) a recuperar;
·       Não gozará de qualquer benefício previsto com o novo Código Florestal, como a diminuição da área de APP a recuperar em determinados casos  e possibilidade de computar a áreas de APP como Reserva Legal.
·       Impossibilidade de licença ambiental e certificações;

 Prazo para o cadastro rural até 06 de maio de 2015.
Está precisando de ajuda para realizar o cadastro? Entre em contato com Jaline Ribeiro  ( Consultora Ambiental)  por meio do (73) 9191-7457 ou (73) 9966-0468.


informações de Jaline Ribeiro  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial