.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Estudantes do Cemmo participam de aula de campo sobre reforma agrária em Barra do Rocha







Aula de campo para entender a história do Assentamento Coroa Verde e também sobre a importância da reforma agrária para o Município de Barra do Rocha.

 Esta foi à atividade dos estudantes do sexto ao nono ano, do Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira (Cemmo), nesta quarta-feira (1), no Assentamento Coroa Verde, em Barra do Rocha.


Participaram da atividade o vice-prefeito de Barra do Rocha, Valdir Tavares, a diretora do Cemo, Andrea Ramos, os professores de geografia Eliane Ferreira e Etevaldo Câmara e o de história Áurea Hohlenwerger.

Valdir Tavares no Centro, Professor Etevaldo na esquerda e  Áurea na direita 


Durante a atividade os alunos caminharam nos pontos principais do assentamento e também obtiveram aulas de história do local e da geografia de forma interdisciplinar.


Valdir Tavares líder do assentamento frisou que o momento foi único por proporcionar aos estudantes uma aula diferente do que é visto na sala de aula.
Valdir Tavares Líder do Assentamento Coroa verde contou a história da conquista da terra   

“Esse é um momento único e de grande oportunidade para os estudantes que estão em fase de aprendizado. Isso pode contribuir para conhecer um pouco da história da reforma agrária e também sobre o projeto do Assentamento Coroa verde. Estou muito feliz por essa atividade e parabenizo pelo apoio dos professores”, frisou Valdir.

Ainda de acordo com Valdir, “conhecer a história do assentamento e da luta da conquista da terra é importante para servir de exemplo para os novos estudantes”.

Ação interdisciplinar

A professora de história, Áurea, destacou que o evento foi um sucesso e que a iniciativa partiu dos estudantes.

“A iniciativa foi um sucesso e partiu dos alunos que pediram uma aula diferenciada e nós professores de geografia e de história resolvemos atender a solicitação dos estudantes. O Assentamento Coroa Verde é um lugar muito rico em história e os estudantes podem pesquisar e aprender na prática”, afirmou Áurea. 



Professores e alunos 

A professora de geografia, Eliane Ferreira, também destacou sobre a importância da reforma agrária para o município de Barra do Rocha.

“A aula de campo foi importante para transmitir o conhecimento sobre a reforma agrária. Espero que os estudantes levem dessa aula que a reforma agrária é importante para o desenvolvimento da agricultura familiar e para o mercado interno de Barra do Rocha”, concluiu Eliane.     

A estudante Luíza Ferreira de 12 anos comentou que a aula foi muito boa para entender um pouco da história que envolve a cidade. 

Luíza 


A aula trouxe informações sobre o cultivo e como surgiu o Assentamento Coroa Verde. Eu gostei muito da aula e aprendi muito com o que foi transmitido para nós”, comentou Luíza.

Atualmente o Assentamento Coroa Verde conta com 55 famílias e é o maior agrupamento de pessoas da zona rural de Barra do Rocha.
O assentamento existe a 15 anos e tem no total  897 hectares de terras que são utilizadas para o cultivo e produção agrícola. Além disso, o assentamento possui uma área de preservação ambiental.
Coroa Verde 



Vicente Andrade       


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial