.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Blog Vicente Andrade aplica oficina de jornalismo para estudantes do Colégio Ângelo Jaqueira






Lembro-me como se fosse hoje. Na minha infância tive que correr muito para estudar e perceber a importância do professor para a minha vida. 

Durante a trajetória dos estudos, sempre estudei em escola pública e me sentia privilegiado por ter estudado com professores que sempre puxaram minha orelha e também me aconselhavam para os momentos da vida.

Por conta disso, me sinto honrado e feliz em poder contar com professores que se preocupavam em oferecer o melhor de si para lecionar. Pois ser professor não é fácil.

Também recordo o quanto era difícil ter que acordar cedo e ir para a escola, mas, tudo valeu a pena. Na minha pequena experiência, após completar meus estudos, fui à busca de novos conhecimentos para obter uma formação acadêmica.

Hoje com a formação de jornalismo, percebi a importância de forma opiniões e ao mesmo, despertar o senso critico dos discentes para construir a própria história. 

Assim sendo, após 12 anos morando na capital baiana, retornei para minha cidade onde nasci, em Ipiaú Bahia. Refleti sobre a minha trajetória e como forma de compartilhar conhecimentos,pude realizar uma contrapartida social para estudantes do nono ano, do Colégio Ângelo Jaqueira de Ipiaú.

Oficina jornalística

Durante os dias 3, 10 e 11 de junho, os estudantes do nono ano do Colégio Ângelo Jaqueira participaram da oficina jornalística aplicada pelo Vicente Andrade (jornalista). Durante a atividade foram apresentados conceitos do jornalismo e a prática para escrever matérias e reportagens.

A oficina oferecida gratuitamente trabalhou interdisciplinarmente com a matéria de língua portuguesa, história e geografia.O objetivo da ação é incentivar a leitura e a pesquisa para os estudantes.

Além disso, a oficina também teve como principio a importância do trabalho coletivo, assim como, contribuir com a melhoria da relação um com outro no mundo em que vive.

Com esse intuito, utilizei o Blog Vicente Andrade para contribuir como complemento para a educação dos jovens estudantes. As quatro turmas do nono ano desenvolveram na prática a confecção de notícias.


Além disso, os discentes se juntaram em equipe para elaborar uma pesquisa sobre os aspectos sociais, geográficos e históricos do bairro onde mora.

Parceiros

O projeto oficina jornalística contou com apoio do Colégio Ângelo Jaqueira.  A metodologia se deu em junção entre o jornalismo a disciplina Língua portuguesa.

Nilzete Cardoso, professora de Língua Portuguesa, parceira do projeto, destacou alguns aspectos:

“O jornalismo e a educação se une e oferece aos discentes uma possibilidade de despertar a consciência crítica para a contar sua própria história. Fazendo pesquisas sobre a história e os aspectos sociais de onde vive.” ressaltou Nilzete.  


Vicente Andrade 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial