.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Barra do Rocha inicia programa para capacitação de professores





Capacitação de professores 


Foi iniciado hoje pela manhã (26), mais uma etapa de capacitação de professores e monitores do programa Todos pela alfabetização (TOPA), no Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira (CEMMO), em Barra do Rocha.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os docentes do município para alfabetizar jovens e adultos que ainda não sabem ler e escrever.

A secretária de educação, Jeruza Rocha, ressaltou como foi que a cidade conseguiu o programa TOPA.

“Aderimos ao programa este ano graças a prefeita Vera que se preocupa com a evolução da educação de Barra do Rocha. A adesão do programa foi com muita luta, pois assinamos um termo de compromisso com o governador para que o programa fosse implantado em Barra do Rocha”. Explicou Jeruza.
Esquerda para direita: Secretária de educação Jeruza Rocha, Coordenador do TOPA André Menezes,professora Luciane Cristina e a coordenadora Anita Fontes   

Além disso, Jeruza fez um convite para aqueles que tem interesse em aprender a ler e a escrever para procurar os coordenadores do TOPA do município para começar um novo aprendizado.

Topa

Sônia Matos, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e coordenadora regional do topa explicou como funciona o programa.

“Os professores estão sendo preparados em três áreas, matemática, educação natureza e sociedade e linguagem. 

Bia Lopes e Sônia Matos

Para preparar os professores são montados grupos com as áreas especificas. Este enfoque é interessante, pois os professores vão se aperfeiçoando para transmitir o conhecimento”, salientou Sônia.


Sônia ainda complementou que: “Ainda existe um déficit de alfabetização na área de jovens e adultos, mas por outro lado, estamos conseguindo vencer essa mazela, pois, são 8 anos de atividade intensa em todo o estado. Espero que daqui a alguns anos consigamos acabar com o analfabetismo na Bahia”.


Uma das participantes do programa Topa, Aline Batista, ressaltou o aprendizado obtido na capacitação.


“A capacitação está sendo maravilhosa, pois aprendemos coisas novas, principalmente com as experiências diversas que os professores enfrentam na sala de aula” ressaltou Aline.   
Aline Batista 


O CEMMO


A secretária Administrativa do TOPA, Bia Lopes, teceu elogios pela estrutura do recém inaugurado Centro de Educação Manoel Muniz de Oliveira (CEMMO), situado em Barra do Rocha.


“A administração do município está de parabéns pelo desenvolvimento que tem realizado no município. O CEMMO é uma estrutura impecável, com salas climatizadas, laboratórios e tantas outras coisas que contribuem com a melhoria da educação. Eu conhecia o CEMMO, mas hoje está bem melhor do que era, fiquei surpresa com a estrutura”, frisou Bia.


Vicente Andrade   
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial