Não é por pouco que querem
calar a voz dos excluídos, mas ainda precisa ser dito que o que estar contido precisa
ser externado. Primeiro pela falta de espaço, censura, a outra porque, os meios
de comunicação estão nas mãos de poucos.
A condição é relativa do
macro ao micro. Apenas seis famílias dominam a comunicação brasileira e cada um
possui suas ramificações por meio de afiliados em todo o brasil, ou seja,
monopolizando o meio e as informações que interfere no cotidiano das pessoas.
Isso engloba jornais, revisas, sites e rádios.
Incitação ao ódio, o medo, o
racismo e a falta de ética e profissionalismo estão impregnados nas emissoras e
em sua maioria, apenas por uma notícia fúnebre. Além disso, facilmente podemos
perceber que os políticos são donos ou parceiros de emissoras.
Comunicação empresário ipiauense
Na cidade de Ipiaú, por
exemplo, pelo que eu saiba, apenas três emissoras estão no ar, Radio Livre
comunitária FM, A Ipiaú FM e a Educadora AM.
A rádio livre comunitária
não tem nada de comunitário e não exerce sua principal função. Não abre espaço
e não cria o desenvolvimento da comunicação com a comunidade.
A programação não
expõe a realidade local e também não contribui para o dinamismo cultural
ipiauense. Por outro lado, existem programas que merecem elogios por
desenvolver informação musical e literário. O espaço da rádio está na mão de
poucos e sofre uma influência política. O acesso é restrito.
Já a rádio Ipiaú FM pertence
ao ex-deputado e empresário, Cleraldo Andrade, possivelmente será candidato a
prefeito da cidade nas próximas eleições. E a educadora FM, que pertence ao
empresário Cesário Costa, possivelmente também será candidato a prefeito.
Cada uma tem sua
programação, porém, toda informação tem suas restrições devido ao bloco
político, cada um divulgando o que é de interesse deles. Como os meios de
comunicação são privados e são empresas é logico que vão querer ter lucro. O
que traz essa rentabilidade é a audiência, dinheiro e poder.
Pois então, os meios de
comunicação estão sendo utilizados por interesse próprio e estão monopolizados.
É preciso criar mecanismos de comunicação que ofereça acesso e oportunidade
para a comunidade externar suas verdades e não serem tratados como objetos e
sim como seres humanos.
No capítulo V da carta constitucional
brasileira, artigo § 5º, diz que: “os meios de comunicação social não podem,
direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Ou seja, a lei
já foi burlada.
Informação
Você já parou para analisar
as informações dos diferentes meios de comunicação do município? Quais as
informações te acrescentam alguma coisa? Vejo apenas sangue e muita resenha com
o público. Adianta o que?
Está na hora de mudar!
Vicente Andrade
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