.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Oficina jornalística com Vicente Andrade







O jornalismo e a educação são duas áreas que podem andar juntos para contribuir com a formação intelectual e crítica das crianças, jovens e adultos. Pensando nisso, o programa Mais educação do município de Barra do Rocha aderiu a oficina jornalística com o professor Vicente Andrade


Durante as aulas os estudantes, em sua maioria, de 10 a 12 anos, aprendem a elaborar matérias jornalísticas e também criar histórias. Além disso, os discentes tem contato com a fotografia e filmagem.

A oficina já está na segunda etapa, a primeira foi a elaboração de um jornal de TV. Em breve irei publicar.

Já na segunda etapa, a criançada está com o objetivo de elaborar um texto para apresentar um peça teatral sobre o meio ambiente.

Com as diversas dificuldades que estão inseridas no ambiente escolar como por exemplo, dificuldade da escrita, comportamento e várias outras condições, conturbam um pouco a relação entre professor e estudante.

No entanto, existem saídas que podem reverter esse quadro e um dos caminhos é o amor e a persistência, para que no fim, a consciência esteja tranquila pelo dever realizado.

No mais, são crianças que necessitam de um apoio maior em relação ao diálogo entre a família, a sociedade e a escola. Entre a cultura e a vivência para sim construirmos juntos um país mais justo. Para tanto é necessário que os pais estejam juntos e compromissados para incentivar os filhos e cobrar os estudos de maneira compreensiva para que o futuro seja promissor para as crianças do município. 

A cerca de cinco meses em atividade é visível perceber os talentos escondidos das crianças de Barra do Rocha. No mais, sou grato pelo espaço e pela oportunidade de desenvolver um trabalho importante junto a criançada.      

A oficina jornalística pretende mais do que qualquer coisa oferecer portas para o ensino-aprendizado.  

Confira um pouco do trabalho.

assista o vídeo:


Vicente Andrade 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial