.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Sessão da Câmara (Nada além do mais)







Antes de iniciar as falas dos vereadores de Ipiaú referente a sessão de ontem (29) é necessário ressaltar que o objetivo da cobertura jornalística é para contribuir com a difusão de ideias e ao mesmo ser um canal de informação alternativo para o município de Ipiaú.

Além disso é valido frisar que as falas transcritas são sínteses do que foi dito pelo legislativo e não existe intenção nenhuma de ferir ou menosprezar os eleitos pelo povo e nem tanto, criar um embate pessoal com os Edis. Pelo contrário, a função é ampliar o espaço da discussão e provocar o debate acerca da política ipiauense.

Dando seguimento, o espaço da internet é democrático e abre espaço para que as pessoas possam se expressar livremente, até porque, a liberdade de expressão é assegurada pela Carta Constitucional do nosso País. 

Por tanto, os questionamentos sempre vão existir para contribuir com a construção de uma política humanitária e eficiente ao invés de um assistencialismo barato.

Cabe aqui cada cidadão analisar e soltar a voz do que pensam a respeito, pois, o espaço está aberto para quem se sentir na obrigação de expressar alguma coisa. Isso é valido para todos.

Pois bem, adentrando na sessão e na pauta de discussão da Câmara foi notório que existem obras em andamento, em atraso e também obras que não foram construídas e as empresas responsáveis simplesmente não são penalizadas.

A exemplo disso, a vereadora Margareth em uma de suas falas disse que uma empresa ganhou a licitação e não terminou a obra. Ainda a vereadora afirmou que em reunião os vereadores sabiam que a empresa estava em dívida com outros municípios. A empresa citada foi a Passo 3.

Odair José pediu para que as empresas que já ganharam a licitação e não cumpriram com as obrigações não devem participar das novas licitações.



Adelfran deu boa noite e pediu uma moção de aplausos para a família de Salvador da Matta e para o sindicado rural de Ipiaú. Também parabenizou a polícia militar de Ipiaú.

Odair José parabenizou a diretoria dos agentes de saúde pelo excelente trabalho desenvolvido no município.

Além disso durante a sessão foi concedido o título de cidadão ipiauense a Carol Maria e a Regina Gomes.

Odair pediu pressa para a aprovação do projeto que prevê salário para os agentes de saúde. O projeto vai beneficiar mais de trezentas famílias.

Margarete disse que é importante votar no projeto e lembrou para que os funcionários participem mais das sessões.

Jose Carlos votou a favor e diz que a categoria da saúde é batalhadora


Edson disse que em todo momento que o funcionário público é beneficiado nós ficamos felizes, pois sabemos da dificuldade que eles enfrentam. E lembrou que isso é uma briga de muito tempo e parabenizou ao Odair pelo projeto. E também disse que tinha poucos agentes de saúde na sessão.  E completou dizendo que agora é responsabilidade do prefeito começar a pagar.  Essa batalha vai continuar para melhorar o salário dos agentes.

Adelfran expressou a felicidade em colaborar com os agentes públicos da cidade. E lembrou que a classe do segurança da cidade aguarda e precisa de atenção. O segurança é importante, o chefe de gabinete está ouvindo e que possa levar a cobrança em relação ao direito dos seguranças.

Jô disse que é prazeroso está votando no projeto de relevância para o município. Sabemos do empenho de cada um para beneficiar o funcionário público. E que a casa se preocupa com o funcionalismo público.

Orlando em síntese aprovou o projeto.

Nasser também aprovou o projeto.

Com acordo de lideranças a votação foi aprovada por unanimidade para conceder salário para os agentes de saúde. O projeto vai para a segunda votação na semana que vem.

Construção de banheiros 


Margarete pediu mais detalhes sobre o projeto dos banheiros públicos e disse que tem pré-candidato com dinheiro do governo federal construindo dizendo que é a obra é própria e disse que o busto de Rui Barbosa até hoje.

Odair disse que é o sistema que tem que ser mudado e o povo tem que se unir para conseguir avanços. E disse que a embasa ganhou o dinheiro e não realizou o esgotamento. Assim também como a Fiol que para toda hora e a Pac 3.

Nasser disse que foi junto com Adelfran até a superintendência da Caixa econômica, tomou um chá de espera de cinco horas para ser atendido. O mesmo disse que o prefeito não tem culpa e lembra das obras inacabadas da Bahia que são muitos. E prometeu que os novos sanitários serão construídos e que a empresa responsável cumpra com o trabalho.

Adelfran falou que tem que fiscalizar as obras do banheiro público.

Orlando disse que vai pedir o endereço de onde estão sendo realizadas as construções das unidades para fiscalizar.  E também ressaltou que tem pré-candidato prometendo coisa sem saber como fazer e disse que está tranquilo e quer disputar o voto sem demagogia e com debate.

Edson disse que vai aparecer em blogs e facebook e que não tem medo de defender o prefeito.
    
Jô foi sucinto e falou sobre a importância desse projeto de cunho da saúde e votou a favor. E disse que vai ser difícil encontrar uma câmara como essa.

Puxão de orelha

O Presidente da Câmara, Jean, puxou a orelha de alguns que levam o estresse da vida diária para a discussão na Câmara. E chamou a atenção das pessoas que ficam rindo e desatentos a sessão.

Já Carlos soltou o verbo no encerramento dizendo que hoje foi uma das melhores sessões da Câmara e também disse que pré-candidato sempre vai existir e que é normal e é direito de todos. Só que uns buscam de forma legal e outros de forma ilegal fazer campanha. E finalizou dizendo para que os vereadores não se preocupem com os pré-candidatos e que cada um faça seu trabalho.    


Milton disse a Orlando que a obra Benedito Lessa está a todo vapor.


Orlando disse que é cobrança de todos a iluminação do centro de abastecimento. E disse que 420 mil veio para a pavimentação. E que as quadras até hoje.  Eu fui criticado por levar uma bola para uma quadra inacabada. E disse que aprendeu a articulação com o saudoso Adilson Duarte.

Odair disse que não se preocupa com os pré-candidatos. E quando o Beré incha já era. E disse que tem que valorizar enquanto a pessoa está viva e não depois que morre.

Margarete informou que estava triste porque tinha conseguido sementes para combater a dengue mas tinha que buscar em Vitória da Conquista. E que infelizmente a prefeitura não mandou ninguém ir buscar e quem perdeu foi a população.

Nasser parabenizou a direção do PT e disse que no linguajar popular, o governador quis dá um zig em Orlando, mas que o mesmo soube se manter.

Numa ligação urgente de um deputado para Margareth, a mesma, pediu espaço durante a fala de Edson para informar que já solucionou a questão das sementes.

Edson desabafou que pessoas ficam nos corredores criticando ele. E que o prefeito já sabe disso e que alguns podem perder o emprego.  

Jean disse que saiu feliz da sessão pela maturidade da discussão e em nome de Deus encerrou a Sessão.


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial