.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Vozes da feira ipiauense (confira o vídeo)






Nesta edição do Vozes da Feira você vai encontrar alguns depoimentos de trabalhadores e visitantes que relatam os problemas e belezas da Feira livre de Ipiaú.

Lá você encontra diversos tipos de alimentos e também pessoas que trabalham diariamente para complementar a renda.

Umas das feirantes, Edileuza de Jesus, trabalha a 30 anos na feira e comenta que construiu tudo que tem trabalhando e compara o movimento da antiga feira com a atual.

“ Eu trabalho aqui a mais de 30 anos, construí duas casas e criei dignamente meus filhos. Desde pequena quando sair da zona rural que trabalho aqui na feira. Porém o movimento da antiga feira era melhor, tínhamos mais clientes” frisou Edileuza.
Edileuza

Outro feirante, Raimundo dos Santos, comercializa há cinco anos e frisou que tem que trabalhar para se manter e ganhar um pouco de dinheiro.

“Trabalho na feira há cinco anos e estou aqui para complementar a renda e ter um poder aquisitivo melhor.  A feira é boa e aqui na minha barraca você pode encontrar laranja, melancia, abobora e tantos outros produtos” frisou Raimundo.

Um visitante, conhecido como Gazo ferreiro, disse que conhece o seu Raimundo a muito tempo e que é um homem trabalhador. Gazo também afirmou que a feira está fedendo devido as canaletas de esgoto aberta e o mal cheiro do lixo.

O responsável em administrar a feira, o presidente da associação dos feirantes de Ipiaú, Ananias Filho, falou dos problemas existentes na feira e também a respeito da conscientização ambiental popular.


“No início da feira nova, logo quando inaugurou estava bom, mas depois da crise o comércio caiu muito e nós sentimos. Existem alguns problemas de infraestrutura, mas a associação dos feirantes já reivindicou melhoras e o executivo e o legislativo ficou de ajudar” salientou Ananias.

É visível observar os problemas da feira, de um lado os feirantes, do outro, o esgoto aberto e o mal cheiro presente.
Ananias também comentou sobre o problema.


“Cobrimos um pouco das canaletas e já enviamos a solicitação para a prefeitura e também os visitantes e os feirantes devem jogar o lixo no lugar certo. Tem visitantes que tomam seu café e jogam o lixo em qualquer lugar. Precisamos conscientizar ambientalmente a população. Estive com o secretário Aloísio levei fotos dos problemas. O mesmo informou que está providenciando o termino da cobertura do telhado e também da canaleta de esgoto” concluiu Ananias    


           Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial