.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Arborização Urbana: porque é importante ter árvores em nossa cidade? Por Jaline Rodrigues




Uma das coisas que observo muito nas cidades da minha região e em minha cidade é a necessidade que as pessoas tem de cortar as árvores, principalmente no verão. É difícil entender como numa região de clima tão quente (com temperaturas altas na maior parte do ano), as pessoas queiram se livrar de uma forma natural e barata de amenizar as altas temperaturas. 
A falta de árvores, bem como jardins, quintais e até calçadas onde “o verde” se destaca, do meu ponto de vista é um problema cultural, uma vez que em outras regiões, em especial no sul e sudeste do país o cenário é mais arborizado. É onde se concentram também a maior quantidade de parques, jardins botânicos...
Percebo que o poder público também não incentiva, pelo contrário também cortam as árvores dos locais públicos, sem justificativas plausíveis como: árvores com risco de queda, substituição de árvores senis por mudas saudáveis, árvores que interferem na passagem de pedestres, entre outros motivos que possam levar a poda ou mesmo remoção de uma árvore.
Será que ninguém parou pra pensar que a arborização urbana é muito importante, pois a vegetação regula a temperatura nas cidades e dão sombra, além de harmonizar o meio ambiente urbano, deixando as cidades visualmente mais bonitas e agradáveis?
Claro que é preciso, antes de sair por aí plantando árvores, pesquisar sobre o tipo de calçamento que pode receber uma árvore, sistema de esgotamento da rua e residências do entorno, proximidade a rede elétrica e principalmente qual espécie pode ser plantada. Muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de plantar uma árvore, por isso, muitas cidades tem um plano de arborização urbana que orienta os cidadãos sobre tudo isso e fornecem até mudas como forma de incentivo à população.
Uma pena que conservar áreas verdes, ou ao menos uma árvore na calçada ainda não faz parte da “nossa cultura” ou das prioridades do poder público. O verão está chegando e em época de racionamento de energia, com direito a bandeira vermelha e tudo, ainda não nos atentamos que as árvores são uma excelente solução para reduzir a temperatura nas nossas cidades e amenizarmos um pouco o microclima mais quente que criamos ao substituirmos as paisagens naturais pelo concreto.

Jaline Rodrigues Ribeiro
Consultora Ambiental (Bióloga – Especialista e Mestre)
(73 9966 0468)



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial