.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Crítica política Ipiauense







Para iniciar essa discussão da crítica política ipiauense é necessário recorrer ao dicionário para entender o significado da palavra política. De acordo com o site Wikipédia a política  “denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância”

 Sendo assim a comunidade, em sua maioria, fica restrita ao voto e a algum seguimento político de subserviência e esquece de reivindicar os direitos. O assistencialismo barato como troca de favores é o principal fator que mancha a política e fabrica acomodados.


Em troca as migalhas para o povo, a enganação, a falta de sensibilidade para entender as dificuldades e resolver os problemas. Para melhorar o aspecto exige o amor. O respeito e a honestidade.

O que é mais prioritário para a comunidade, a produção e a geração de renda ou uma obra de concreto? O que gera alimentos é a terra ou cimento?

As políticas públicas precisam ser colocadas em práticas no sentido social, de buscar resultados e não apenas estatísticas. Números só são número e nada mais.

A política ipiauense não é diferente do restante do país, pois, reproduzem o mesmo molde de interesses pessoais com intuito de permanecer no poder. E para isso, acaba se entregando ao que se chama-se compra de voto e assistencialismo.

O momento é oportuno, uma vez que, é preciso despertar a consciência da comunidade para lutar em coletivo, reivindicar e conquistar direitos que sirvam para todos e não apenas para um aglomerado. 

Quem vende o voto por assistencialismo e quem compra o voto está prejudicando a evolução da política. No fim quem sofre a consequência é a sociedade.

Pense e reflita!


 Vicente Andrade  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial