.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Choveu graças a Deus! E se chover mais o que acontece?







Está sendo inacreditável o calor que faz na cidade de Ipiaú e se vacilar ganha para Jequié na elevação da temperatura. 

Ouço nas ruas as pessoas dizendo, principalmente as mais velhas, que nunca viu ou sentiu Ipiaú sofrer tanto com o grau de calor. Já chegamos quase a casa dos 40º.

Cerca de três meses foi o período de seca, o capim estava seco, lagartixa ficava na sombra e andava em pé para não queimar a barriga, por outro lado, temos que agradecer a Deus pela chuva que caiu ontem (04), na cidade.

Realmente foi uma benção dos céus, os agricultores e fazendeiros que o digam. E que venha mais chuva, será bem vida.

Problemas urbanos e consciência ambiental

Estudiosos da física afirmam que dois corpos não ocupam o mesmo espaço e isso é obvio. E o ser humano pensante não é peixe para viver dentro d’água. Assim sendo, a chuva precisa escorrer por algum canto, principalmente aquela que cai nos centros urbanos.

Nas cidades o escoamento das águas são realizadas por bueiros ou por boca de lobo. Agora, imagina se por acaso o lixo entupir essas vias, por onde será escoada a água? Creio que já saiba da resposta.  A Rua ficará inundada, ai já viu o transtorno.

Na quarta travessa da Rua Dois de Dezembro, em Ipiaú, após a chuva de ontem ficou notório a quantidade de lixo em meio as poças de água, certamente os resíduos sólidos podem entupir os bueiros e se chover mais, a bagaceira será maior.   

Quem se lembra da última temporada de chuva em Ipiaú? Foi um problema, várias ruas alagaram em diversos pontos da cidade, moradores tiveram que deixar suas casas, foi um caos. Caso isso aconteça novamente não digam que foi por falta de aviso, pois é necessário investimento em educação ambiental  no município. 


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial