.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Audiência pública ou comício? Trabalhadores continuam sem respostas


       Imagem Ilustrativa

Até o presente momento o silêncio ainda ronda sobre o rumo que a Mirabela vai tomar, ou seja, se vai continuar os trabalhos ou não, em relação a extração de níquel, na região de Itagibá.

A única coisa concreta é que os 470 trabalhadores estão com aviso prévio e também estão prestes a ficar desempregados. Em consequência da demissão em massa, a economia da região sofrerá um grande impacto e com isso, o número de desempregados aumentarão.

Com a intenção de discutir as soluções sobre a crise da Mirabela, acalmar os trabalhadores e renovar as esperanças dos lojistas, foi realizada uma audiência pública, na última segunda-feira (7), em Ipiaú.

Fizeram uma propaganda danada sobre a audiência, vi diversos banners na rua, carro de som convidando o público e pedindo apoio dos lojistas. Parecia até que ia resolver alguma coisa, mas, até agora nada foi resolvido.

A audiência pública reuniu diversas autoridades no evento. Cada um falou mais bonito que o outro, no fim, os presentes só levaram para casa apenas as promessas e nada mais.

Recentemente estive conversando com algumas pessoas que trabalham na Mirabela, a maioria, pais de família. Todos eles estão preocupados, pois, o tempo do aviso prévio está acabando e não obtiveram nenhuma resposta, apenas sabem que vão perde seus empregos.

Existe solução para isso? Tem sim, a honestidade e compromisso com o povo é o primeiro passo. E ao invés de migalhas e promessas é necessário criar políticas públicas de geração de renda, criar novas formas de postos de trabalhos e investir na capacitação das pessoas em diversas áreas, principalmente, na educação e saúde.

O povo merece respeito e não de palco político.


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial