.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Poluição Sonora


Imagem ilustrativa

Com o intuito de provocar o debate sobre assuntos pertinentes que rodeiam a nossa cidade e região, assim sendo, o blog Vicente Andrade inicia o mais novo projeto de formação de opinião.

Neste sentido, cabe explicar que: Este blog é permeado pelo jornalismo independente e os assuntos que serão abordados, em sua maioria, são desprezados pela mídia convencional. 

Para o blog Vicente Andrade a informação vai além de acidentes automotivos, mortes e prisões, pois, o que se propõe aqui é a liberdade de expressão e a formação de opinião, seguindo é claro, a ética e os fundamentos jornalísticos.

Poluição Sonora e seus efeitos 

Você chega cansado do trabalho e deseja apenas uma noite de sono tranquilo, pois, no dia seguinte você precisa acordar cedo para pegar no batente mais uma vez.

Agora imagine você tentando dormir, vira de um lado e do outro e, mesmo assim, não está conseguindo devido a poluição sonora que perturba a sua tranquilidade. Acredito que você não iria gostar que isso estivesse acontecendo na sua rua. 

Pois então, após vários meses caminhando e observando os acontecimentos da nossa cidade, ouvi diversas reclamações sobre a poluição sonora provocado por som automotivo, vizinho sem noção, igrejas e até mesmo por bares.

Os problemas para a saúde

A poluição sonora está se tornando uma prática cotidiana em nossa cidade e causando desconforto para centenas de famílias.

Os ruídos atacam o sistema nervoso das pessoas e animais e além disso, pode causar o estresse.

Diversos especialistas afirmam que a poluição sonora pode causar redução da capacidade auditiva, perturbação do sono, interferência com a comunicação, interferência na aprendizagem, hipertensão, taquicardia e tantos outros. Uma coisa que vale ressaltar é que a poluição sonora é também ausência de respeito com o próximo.

A lei

Para quem não sabe, desde 1941, a Carta Magna brasileira diz que que a poluição sonora é uma contravenção da paz pública.

Já no artigo quarenta e dois, ressalta que quem infligir a lei pode pegar a pena de quinze dias a três meses de prisão, caso contrário, pode pagar multa. Confira abaixo o artigo que define a poluição sonora.         

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou sossego alheios:
I - Com gritaria ou algazarra;
II – Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
Pena – Prisão simples de quinze dias a três meses, ou multa.

Uma análise

Cabe aos perturbadores respeitar o espaço do outro, pois, a condição do respeito contribuirá para que a comunidade viva em harmonia. 
E para que isso aconteça é necessário a consciência humana sobre o direito do próximo.

Pense bem, reflita e participe!


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial