.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Abrace essa causa



A participação política é importante para promover as transformações sociais e políticas do meio em que vivemos. Além disso é um caminho para conquistar direitos, por tanto, para que as conquistas sejam concretizadas, são necessários cumprir com os deveres, e um deles é prezar pelo bem coletivo cobrando e fiscalizando as ações dos políticos que foram eleitos.
A nossa Carta Constitucional nos garante o direito para intervir ou decidir sobre temas importantes no âmbito social, político, econômico e tantos outros que regem a Carta Magna deste país, basta estarmos unidos coletivamente para somar forças e conseguir o objetivo.
Uma das vias mais importantes de participação política para o cidadão intervir na vida pública é o Projeto de Lei Iniciativa Popular, regida pela lei 9708/98, que permite a qualquer pessoa propor mudanças no funcionamento da estrutura sócio-política do País, Estado ou Município.
No âmbito municipal, para criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular é necessário conseguir cinco por cento de assinaturas do eleitorado por meio de abaixo-assinado.
Neste caso, com o objetivo de lutar por justiça social e para contribuir com a democracia e melhoria da cidade de Ipiaú, viemos por meio deste abaixo-assinado propor a equiparação salarial dos vereadores com o piso salarial dos professores que trabalham 20 horas semanais.
Num País que é regido e estabelecido pela democracia é injusto que um vereador ganhe acima da base salarial do município, isso significa uma falta de respeito para com o cidadão ipiauense e torna a política um lugar de privilégios. Muitos passam a usar seus cargos para benefícios pessoais em detrimento dos interesses coletivos.
A equiparação salarial do vereador com o do professor é um caminho para demostrar o quanto nossos professores precisam ser valorizados e além disso é uma forma de abrir espaço para pessoas que visam o bem público.
Vamos esclarecer:  um vereador só vai a sessão uma vez por semana, já o professor trabalha no mínimo 20 horas por semana. Além disso, para o professor ter aumento no salário precisa fazer um curso de pós-graduação, mestrado e doutorado e juntando tudo isso, o salário não chega a seis mil, que é o atual valor recebido pelos vereadores em Ipiaú.
Assim acontece também com outras classes trabalhadoras do município.
Os vereadores são eleitos pelo povo. Daí surge uma pergunta: é justo que o edil ganhe tão acima que um professor e trabalhador comum?
Portanto propomos o seguinte:
1-    Salário do vereador de seis mil para R$ 1.067,82 (Hum mil e sessenta e sete reais e oitenta e dois reais)
2-    A sobra do dinheiro referente ao corte do salário será destinado para projetos sociais para as escolas e geração de renda
3-    Formação de uma comissão externa para fiscalizar os gastos da câmara
4-    OBS: Esta luta não representa partido político.

5-    equiparacaosalarialvereador@yahoo.com.br


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial