.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Devido a imposição jovens tiram título pensando na faculdade





Nesses últimos dias, a 24º zona eleitoral, situada em Ipiaú está recebendo diversas pessoas do município e região interessados em regularizar o título eleitoral.

Na manhã de hoje (20), a fila estava quilométrica, jovens, adultos e senhores aguardavam para serem atendidos. Além disso, os vendedores de lanches também estavam presentes para vender salgados e ganhar um trocado.

É necessário saber que a regularização do título de eleitor é importante para participar das eleições de 2016, tirar passaporte, carteira de identidade, realizar empréstimos pela caixa econômica federal, efetuar matricula em escolas de ensino superior ou assumir cargo público mediante a aprovação em concurso.

A imposição

No Brasil, ainda é obrigatório tirar o título para não ter interferências em diversos campos, principalmente na área dos estudos.

O estudante, Diego Rocha, estava na fila para se cadastrar na justiça eleitoral para tirar o título de eleitor e votar pela primeira vez.

Diego opinou sobre o que acha do atual cenário político brasileiro e ainda ressaltou sobre o intuito de estar tirando título de eleitor.
Diego Rocha

“ Estou tirando o título agora e vou votar pela primeira vez. O maior objetivo é mudar o país, mas infelizmente com o atual cenário político está complicado para ter alguma mudança. Nesse momento estou tirando o título para poder prestar o vestibular, pois as universidades exigem o documento” explicou Diego.  

A estudante, Maria Paula Guimarães, também estava tirando o título de eleitor pensando na faculdade.
Maria Paula

“Vivemos num país democrático e temos direito ao voto e essa condição é importante. Porém, nesse momento estou tirando o título pensando na faculdade”, argumentou Maria.

Ano eleitoral
  
A imposição para tirar o título ainda é um dos motivos que afastam  as pessoas da política e essa obrigatoriedade ainda precisa acabar.  Somado a isso, a corrupção e a falta de ética de alguns políticos também contribuem para o desinteresse de muitos.

Este ano teremos eleição e é necessário ficar atento com o cenário político que envolve a nossa cidade. Também é importante começar a questionar políticos que buscam por meio de favores e assistencialismo conquistar o voto.   

Vicente Andrade
   
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial