.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Polo industrial é a saída?




Este ano de 2016 é de grande importância para a vida de todos os municípios brasileiros, pois será realizada as eleições municipais para prefeito e vereador.

Como é ano eleitoral não faltarão promessas e candidatos com ideias mirabolantes de reinado. Cada um com seu discurso preferido objetivando conquistar o voto do povo e garantir alianças. Todo evento grande é notório que vão aparecer diversos candidatos. O jogo faz parte da política.

É importante observar os discursos e as ações dos candidatos para poder escolher qual será o melhor. Em tempo de crise econômica e principalmente político será difícil separar o joio do trigo. Mesmo assim, nenhum candidato é igual a outro e com certeza, existem pessoas com boas intenções. Por outro lado, é necessário ficar atento e observar muito.

Festival de chocolate e o agrocacau de Ipiaú   

Recentemente foi realizado em Ipiaú o festival de chocolate e o agrocacau, na Praça Rui Barbosa. Diversas pessoas da cidade e região participaram da iniciativa, principalmente políticos do município e estado. Quase todos pousando para fotos.

O evento foi um atrativo para Ipiaú e também para mostrar as variedades de produtos que podem ser feitos com o cacau. 

Durante a cerimônia de abertura foi cogitado uma possível implantação de fábrica de chocolate no município. 

A ideia surgiu do Secretário  de Desenvolvimento Rural  da Bahia, Jerônimo RodriguesTudo ainda no plano das ideias e na promessa política.

Um fato

Será que a solução do nosso município e região se restringe apenas aos polos industriais como geradora de emprego e renda?

Já temos como exemplo a Mirabela que veio como a salvadora da pátria e agora está fechando as portas. Centenas de pessoas estão desempregadas.
Voltando a fábrica de chocolate e analisando bem os fatos, surgem pequenas reflexões e dúvidas, assim sendo é válido prosseguir:

Depois da crise do cacau com a vassoura de bruxa, a produção nunca mais foi a mesma, será que temos o potencial para suprir a demanda e concorrência de mercado? Só lembrando que na cidade de ilhéus já existe uma fábrica de chocolate.   

Outro fato é a elevada temperatura que a nossa região vem sofrendo.  O que está sendo feito para amenizar esse impacto? São casos para analisar.

Além disso, os nossos produtores estão tendo acessos a investimentos suficientes para manter a safra e cuidar das roças?

Fica uma sugestão para debater, o certo seria estudar antes as alternativas de geração e renda para o nosso município e região.  

A saída

É hora de pensar numa economia  estratégica e sustentável para oferecer segurança ao nosso povo. Além disso, ter mais eficácia nos projetos e responsabilidade para proteger o meio ambiente, que está pedindo socorro.

O nosso município precisa de independência econômica e para tanto, uma das saídas viáveis é investir e incentivar as criações de cooperativas nas diversas áreas de produção. 

É necessário agir coletivamente em prol da comunidade para poder reservar um futuro digno para nossas crianças.

Ao contrário disso, seguir apenas uma linha de produção é cair no mesmo erro que vem sendo cometido a séculos.


Vicente Andrade           
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial