.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Sessão do dia 19 (Ipiaú não tem representação)





Para o avanço e melhoria da nossa cidade é de suma importância a participação da população no processo político da cidade, principalmente, durante as sessões da câmara de vereadores.

A participação política é um dos deveres do cidadão para conquistar direitos e exercer a cidadania, além é claro, de ficar sabendo o que está sendo discutido e aprovado durante as sessões.

Uma coisa é certa, se não houver participação popular, não haverá conquistas e consequentemente não terá avanços significativos em prol da comunidade. Assim ficaremos a mercê do descaso e pela incoerência política devido as disputas de poder.

A policlínica

Centenas de pessoas se deslocam de Ipiaú para outras cidades como, por exemplo, Itabuna, Jequié e Salvador para fazer exames ou tratamentos de saúde.

O motivo do deslocamento é justamente por que a cidade de Ipiaú ainda é carente no tratamento de algumas doenças e na realização de exames mais complexos. Ou seja, o que temos na nossa cidade em relação a saúde, não é o suficiente para atender o nosso povo dignamente. Isso é claro.

Na sessão dessa terça-feira (19), foi aprovado por meio de acordo de liderança a instalação da policlínica em Jequié.

A votação foi necessária porque o projeto faz parte do consorcio entre Ipiaú e outras diversas cidades da região para construir a policlínica. E só faltava a cidade de Ipiaú dar o aval para que o projeto desse seguimento.

A policlínica servirá para atender a comunidade de Ipiaú e região. Além disso, a policlínica terá cerca de 90 especialidades.

A representação   

A cidade de Jequié é bem maior que a cidade de Ipiaú. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade do sol tem cerca de 162 mil habitantes. Já a cidade de Ipiauense, possui cerca de 48 mil habitantes.

A cidade de Jequié também é maior em relação ao número do eleitorado. Ou seja, para os deputados federais e estaduais é mais em conta conseguir benefícios para as cidades maiores justamente por pensarem apenas nos votos e não na melhoria da vida da população.

A policlínica poderia ser implantada em Ipiaú, pena que não vai ser, justamente por falta de um representante para lutar por benefícios para Ipiaú e região.

Muitos deputados que foram eleitos obtiveram votos em Ipiaú e além disso foi apoiado por muitos políticos da nossa cidade.

Alguns vereadores também questionaram essa falta de compromisso dos deputados com a nossa cidade e enfatizaram que Ipiau está sem representação na câmara de deputados.

Outros vereadores apoiaram a instalação da policlínica em Jequié e nem se que fizeram questionamento.
É bom observar.

Acorda Ipiaú.


Vicente Andrade 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial