.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Universalização do saneamento em defesa da água limpa e pelo fim dos rios e mares contaminados



Sem água potável o nosso planeta não suportará e as vidas serão exumadas da terra. Imagine ficar sem água para beber, cozinhar, tomar banho e cultivar os alimentos? Teremos alguma saída?

Este caso tem acontecido com frequência em cidades baianas, principalmente no município de Itabuna, que fica a 120 km de distância de Ipiaú.

Esse fato de falta d’água tem sido noticiado diariamente nos meios de comunicação e os transtornos que a comunidade itabunense tem passado são muitos devido a falta de água. Muitos estão comprando carros pipas para abastecer as casas.

O pior ainda que a água que cai no tangue está salgada, ou seja, está impropria para beber e cozinhar. Veja só que sufoco.

Saneamento básico

Também existe outro problema que parece está sendo esquecido pelos poderes públicos. A ausência de saneamento básico ainda é um agravante péssimo que vem destruindo os nossos rios, afluentes e ainda poluindo os mares.

O rio que banha a cidade de Ipiaú e mais 18 cidades, o famoso Rio de Contas, está capengando devido aos maus tratos e recebendo esgoto dia e noite.  Ipiaú é um dos municípios que ainda não tem tratamento de esgoto.

O centro de tratamento está abandonado, jogado aos matos e já tem mais de 10 anos parado. O que falta realmente para concluir? Até agora só foi desperdício de dinheiro público e nada está funcionando. 

Também não vejo nenhuma discussão do poder legislativo e do executivo do município.

No final das contas quem sofre é o meio ambiente e futuramente nossos filhos e netos. A população precisa se unir para cobrar efetivamente aos poderes responsáveis para que tomem alguma providência.   

Petição 

Por Água Limpa, pelo fim de Rios Mortos e Praias Contaminadas no Brasil, recentemente foi lançado no Avazz a petição publica online com a intenção de lutar pela universalização do saneamento. Assine a petição e contribuía com esse movimento.
Saiba mais:



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial