.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

A praça


Foto de Vicente Andrade (2008)


Estava fuçando algumas fotos e me deparei com uma maravilha de pensamentos ao recordar da Praça Ruy Barbosa. Esta fotografia, exposta no blog, foi tirada em 2008. A imagem revela o quanto a praça possuía um brilho simples de beleza.

Imaginei por quanto tempo passei ali com diversos amigos, sentado nos contornos de cimento, contemplado com as sombras de árvores, respirando ar puro e compartilhando alegrias. Violões, poesias e um bom papo divertido nos acompanhavam.

Lembro também que haviam crianças que alimentavam os micos, corriam pelos espaços e também se divertiam como podiam. A Praça Ruy Barbosa foi um cartão postal da nossa cidade.

Mas como o tempo passa e tudo muda, mudaram também a praça. Expulsaram os micos, arrancaram algumas árvores e destruíram os bancos de cimentos que contornavam a praça.
Além disso, o coreto rústico com o telhado também virou suco, assim como as pedras que enfeitavam o chão.   

Tínhamos uma praça com um toque simples de naturalidade. No molde atual, apenas encontramos uma beleza superficial. O tempo e o dinheiro gasto para a requalificação da praça ficaram para a história.


Vicente Andrade      
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial