.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Custo com salário de vereadores somam milhões em Ipiaú ( veja a tabela)



Adicionar legenda


Os brasileiros estão enfrentando sérios problemas diante da crise política e econômica do nosso país. Essa mazela acontece devido ao roubo descaradamente dos cofres públicos e desonestidade de muitos políticos.

A situação de desconforto se espalha por diversos municípios e é preciso tomar decisões cabíveis e justas para atender os anseios da sociedade.   
Neste caso, a população precisa analisar e questionar quais são as ações e medidas tomadas, pelos governantes, para tentar sanar os problemas.

Em Ipiaú, o desemprego está crescendo diariamente, a economia está abalada e vários estabelecimentos estão fechando as portas, despedindo os funcionários. O desemprego está acontecendo em todos os setores. Como o dinheiro parou de circular, obviamente, a economia foi abalada, ainda mais, com a paralização dos trabalhos da mineradora.

Para completar é visível a precariedade da estrutura e manutenção de algumas escolas do nosso município, além, da ausência de valorização dos professores. Também existe o descuido com o meio ambiente e a saúde, pois, ainda não temos o saneamento básico.  É valido deixar claro que esses problemas já existem há anos.

Os vereadores aumentaram o salário

Como se não bastasse toda essa crise, no dia 30 de junho, foi aprovado o aumento de salário do prefeito, do vice, dos secretários e também dos vereadores de Ipiaú. O impressionante que não houve nenhum questionamento a respeito do aumento por partes dos vereadores.

Assim sendo, o prefeito ganhará dezesseis mil, o vice-prefeito oito mil, secretários e vereadores sete mil e quinhentos. Os aumentos serão validados para o próximo mandato (2017 e 2020).

Os salários atuais dos políticos ipiauenses já são altíssimos em relação ao piso salarial do município, agora, com o aumento, a diferença ainda será maior. A crise é para quem mesmo?


Os vereadores poderiam se sensibilizar e estudar formas para sanar os problemas ao invés de aumentarem o salário.

Uma das saídas seria utilizar o dinheiro do aumento para aplicar em melhorias para a população. Porém, na realidade, a prática e outra. Continuam com o assistencialismo como forma de ganhar votos e é claro, pensando na reeleição. O aumento salarial dos vereadores de Ipiaú é uma injustiça com a comunidade trabalhadora.

O custo

Para manter o salário dos 13 vereadores, o município, tem um custo enorme e quem paga somos todos nós.

O subsidio de um vereador atualmente é de seis mil reais. Ano que vem, os edis eleitos ganharão mil e quinhentos a mais no salário.   

Veja na tabela abaixo as despesas mensais, anuais e também pelo tempo de legislatura.

O primeiro quadro:  Valor da despesa com o aumento de 1.500 reais em cima do valor atual.

O segundo quadro: valor das despesas em cima de 7.500 reais (Aprovado para o próximo ano).

O terceiro quadro: Valor das despesas, caso o salário dos vereadores fosse para 970 reais.


E no último quadro: Valor das despesas com o salário atual.

Esse montante gasto com os vereadores poderia ser direcionado para creches e escolas, ampliação de hospitais, contratação de médicos, valorização do servidor público e tantas outras áreas. Se fosse assim, certamente, a comunidade ipiauense iria se beneficiar melhor.



E você o que acha? Qual salário seria justo para o vereador?  


Um caso de Exemplo


Um caso que vale ressaltar e que precisa ser divulgado como uma iniciativa salutar foi a aprovação do projeto de salário mínimo para vereador, aprovado por unanimidade, na cidade deÁgua Clara, no sertão da Paraíba.

A proposta partiu do presidente da câmara, Miraci de Sousa, juntamente com outro vereador. Atualmente os parlamentares recebem cerca de R$ 2.700 (dois mil e setecentos). Já para a próxima legislatura (2017 a 2020), os futuros eleitos receberão apenas um salário mínimo.


O dinheiro economizado, poderá ser aplicado em outras áreas da administração, principalmente, na educação. Aqui em Ipiaú, a condição é diferente, ao invés de pensar no povo, a maioria dos vereadores só pensam em si.


Manifestação popular

Outras cidades brasileiras também conseguiram reduzir o salário dos vereadores, desta vez, por pressão popular.  O município de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, ambos no estado do Paraná, foram as pioneiras a lutar pela causa. E conquistaram.


No Estado do Paraná, 28 municípios, já aderiu ao movimento de redução salarial para vereadores. Daí em diante, várias outras cidades brasileiras também iniciaram a campanha como, por exemplo, na cidade de Oliveira, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, nas cidades de Avaré, Ourinhos e Botucatu.


Na Bahia, a cidade de Santana, Prado, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro e Ipiaú também estão com a proposta de iniciativa popular para reduzir os salários dos vereadores. A questão não é fácil, pois é necessário consciência e participação popular para pressionar os poderes. Além disso, saber o que é prioridade para a comunidade.

Observação: O blog Vicente Andrade não é contra ao cargo de vereador e nem tão pouco é inimigo de nenhum.

O que se prega aqui é jornalismo a favor da cidadania cumprindo com o avanço da democracia e da liberdade de expressão.




Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial