.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Eles se lambuzam com dinheiro público e Nós pagamos a conta!




Primeiro é importante saber que o nosso país foi sucateado devido ao roubo dos cofres públicos, este processo de robalheira já existe a muito tempo e só agora foi escancarado. Pela quantidade de pessoas e de partidos políticos enolvidos comprova que a corrupção e a injustiça estão praticamente generalizadas. 

Em quase todos os cantos existem uma faísca de corrupção ou de esperteza politica para beneficiar uma pequena fatia.

Para onde estão indo os impostos pagos por nós?

Podemos analisar este fato do macro ao micro. Por exemplo: Onde é investido o dinheiro dos impostos e quais os benefícios os brasileiros estão tendo? A distribuição de renda está sendo justa e igualitária? Analise bem!

Um pequeno relato

Não indo muito longe e recordando alguns acontecimentos ainda deste ano, foram fechados alguns turnos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o do Celestina Bittencourt. Para somar,  vários funcionários foram demitidos e outros ficaram quase três meses sem receber o salário. 

Os Estudantes foram às ruas para protestar (veja aqui).

O motivo dos fechamentos e demissões foram para conter os gastos, uma decisão arbitrária que atingiu muita gente, prejudicou os estudantes, os professores e o funcionamento das escolas. Fora isso, ainda tem problemas ambientais, saúde pública e segurança para serem resolvidos.  

Aprovação da PEC

Depois que foi escancarado o assalto aos cofres públicos é fácil perceber a briga de partidos políticos pelo poder e também tem mostrado a ausência de honestidade de muitos para com a população brasileira.

Como se não bastasse, agora, querem aprovar uma PEC que visa congelar o salário mínimo e estabelecer um teto máximo de gastos do governo federal. O objetivo da PEC é tentar conter os rombos dos cofres públicos e equalizar as contas do País. Quem roubou esse dinheiro?

Há tempos que a população paga caro para manter a corja de abutres no poder, os que sugam o dinheiro público e ainda ri da cara do povo. Foram bilhões desviados para benefícios próprios, foram bilhões que poderiam ser investidos na educação, na saúde, na segurança e tantas outras áreas. Caso o dinheiro tivesse sido investido corretamente nestas áreas talvez o nosso país não estivesse passando por tanta crise moral e ética.

Mas ao invés do justo, ético e moral, o que fizeram? Mandaram dinheiro para contas no exterior, fizeram lavagem de dinheiro para benefícios próprios entrelaçando um jogo sujo que se transformou nessa lama.

Existe saída? Sim. Basta que os envolvidos devolva o dinheiro roubado, sabe como?  Basta analisar o que foi declarado no imposto de renda e comparar com os pertences adquiridos. A sobra poderia ser ressarcida aos cofres públicos.

Além disso, em cada canto, cada cidadão deveria ser o agente fiscalizador dos políticos, observar o que eles estão fazendo e criar formas de participação politica ativa, nas decisões, do município e do Estado. Ai sim, seria uma democracia verdadeira.

Enquanto isso não acontece, a maioria dos políticos se lambuza com dinheiro público e nós pagamos a conta!


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial