.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Igrejas podem perde imunidade tributária ( Você Concorda?)


O público religioso está crescendo e diversas pessoas estão se convertendo, ouvindo os pastores e padres, seguindo a bíblia e pregando a palavra do senhor. Nada contra!

Em Ipiaú é visível o aumento das diversas nomenclaturas religiosas, cada uma, na sua linha de interpretação do livro sagrado. Algumas ruas, no mínimo, existem 4 igrejas.

Até ai, tudo bem, nosso país é laico e todos nós temos o direito de seguir qual religião nos agrada desde que, respeitemos o espaço do outro. O Deus é um só e o sol nasce para todos!

Uns dos grandes problemas são as divergências de seguimento e opiniões, muitos abusam da palavra pelo medo, gritam, esperneiam e acabam incomodando os vizinhos com a poluição sonora. De um modo geral, também existem aqueles que usam dos fieis para beneficio próprio. Mas isso, agora, não vem ao caso.

A questão é que as igrejas poderão ser imunes às taxas tributárias, ou seja, deveram pagar algo para poder funcionar. Você concorda com isso?

Em discussão

A sugestão, que pode virar projeto de lei, foi incluída na página ideia legislativa do portal “e-cidadania” pela Gisele Suhett Helmer, cidadã do estado de Espirito Santo e agora está sendo analisada pela Relatoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

A autora da sugestão defende que “os constantes escândalos financeiros que líderes religiosos protagonizam estão tornando-se o principal motivador da ideia de que a imunidade tributária das igrejas deve ser banida”. Ela também relatou em sua proposta que “o estado é uma instituição laica e qualquer organização que permite o enriquecimento de seus líderes e membros deve ser tributada”.

Até o momento cerca de 100 mil pessoas são a favor e quase 84 são contra. Ao todo são mais de 10 mil votos a mais a favor da cobrança tributária. Na realidade quem vai pagar sãos os fieis que contribuem com a “manutenção das igrejas”.

Vicente Andrade
Informações do portal do Senado   
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial