.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

O abismo do desemprego



A geração do desemprego relacionado à crise que o Brasil está vivendo, principalmente politica e econômica, tem afetado a vida dos brasileiros. No setor industrial, o número de vagas foi cortado no montante de 955 mil trabalhadores e o índice de ocupados teve uma queda de 7,7%, no fim do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Já o setor da construção cerceou cerca de 860 mil empregados e a queda foi de 10,8%.

Em relação ao comércio que costumava contratar pessoas por tempo determinado no fim de ano, deixou de contratar 75 mil pessoas e a queda foi de 0,4%.
  
Também houve corte de vagas na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-417 mil empregados, recuo de 4,5% no total de ocupados), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-110 mil vagas, queda de 0,7%) e serviços domésticos (-238 mil empregados, redução de 3,7% no total de ocupados).


O setor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas - que inclui alguns serviços prestados à indústria - registrou um avanço 174 mil vagas em um ano, 1,8% de ocupados a mais.


Também houve aumento em dezembro no contingente de trabalhadores de alojamento e alimentação (+247 mil empregados), outros serviços (+165 mil pessoas) e transporte, armazenagem e correio (+99 mil ocupados).


 Mesmo assim, o número de desempregados é muito alto e é necessário viabilizar novas linhas de geração de emprego e renda para atender a demanda. Apenas depender de iniciativas de empresas privadas não é suficiente para geração de renda.

Pensando dessa maneira, uma das possíveis possibilidades é incentivar as pessoas a serem empreendedoras e gerar sua própria subsistência. Fato tal, que são necessários muitos estudos e principalmente boa vontade politica de querer o país para frente.


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial