.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

A inocência dos banhistas do Rio de Contas



Foto Albione Souza 
  

Nesse intenso calor que a cidade de Ipiaú está passando nada seria melhor que se deliciar numa água fria para refrescar o corpo.
Em Ipiaú muitas pessoas se aventuram em tomar banho no Rio de Contas, principalmente no Arara, nada contra, pois tudo vale para amenizar o calor escaldante que nos faz sentir a sensação de estar sendo cozinhado.

Os problemas    

Seria interessante contar com águas límpidas, puras, sem grandes possibilidades de contrair doenças para o corpo.

Será que as águas do Rio de Contas estão apropriadas para o banho?  Será que o uso da água sem os tratamentos devidos não poderá causar problemas de saúde no futuro?

São perguntas razoáveis para obter uma resposta tenaz. Assim sendo, cabe explicar algumas coisas. Primeiro, o Rio de Contas não está totalmente imune dos esgotos urbanos, o impacto ambiental é muito grande.

Acima de Ipiaú ainda existem cidades que também despejam o esgoto no Rio de Contas colaborando para o aumento do impacto ambiental.

Em se tratando de Ipiaú, ainda faltam 60% para sanar o problema do esgotamento sanitário da cidade.

Devido a isso, as nossas águas do Rio de Contas estão improprias para banho. Então se supõe que o imediatismo e o entusiasmo pra fugir do intenso calor estejam protocolando doenças para o futuro para aqueles que usam á agua sem os devidos tratamentos, principalmente crianças.

Mobilização
Já percebemos que o Rio de Contas pode ser um atrativo de lazer, diversão e também de suma importância para a sobrevivência da população da nossa região, pois é desse imenso rio que utilizamos a água em nossas casas, chova ou faça sol, ele sempre nos fornece o que mais tem em abundancia. A preciosa água.

Em troca, devolvemos ao Rio toneladas de esgoto por segundo. Seria importante unir a população das cidades circunvizinhas para cobrar o saneamento básico em sua totalidade e não em doses homeopáticas com altos investimentos.

O Rio de Contas pede socorro. É necessário agir logo, pois amanha, pode ser tarde demais para remediar o impacto.     

As baronesas

De acordo com alguns estudos o excesso de baronesas nos rios são sintomas de que as águas estão poluídas. Neste caso, se você for sentindo a cidade de Jequié, irá perceber a quantidade de baronesas acumuladas nas margens, leitos e no meio do Rio de Contas. Assim, outras perguntas surgem:

Você se arriscaria a tomar banho no Rio de Contas?
    

Vicente Andrade  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial