.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Engenheiro realiza mapeamento de Ipiaú por meio de satélite


Pompeu Teixeira



Formado em engenharia sanitária e ambiental, especialista em geotecnologia, o ipiauense, Pompeu Teixeira, realizou um trabalho de mapeamento por meio de imagens de satélite sobre o uso e a ocupação do solo de Ipiaú.   
Foram mapeados 14 categorias. Entre eles estavam o quantitativo de mata atlântica, rios, lagos, logradouros rurais, urbanos e o saneamento básico.

De acordo com Pompeu Teixeira o trabalho é pioneiro em Ipiaú.

“Este mapeamento é pioneiro na cidade. Quando fiz, pensei em contribuir com o planejamento e desenvolvimento da cidade. Espero que a administração pública possa usar este trabalho” frisou Pompeu.

Ainda de acordo com o Pompeu, o trabalho foi minuciosamente estudado com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e durou cerca de três meses para concluir o trabalho.

“ Para realizar o trabalho do mapeamento utilizei imagens do satélite por meio do google maps e técnicas de sensoriamento remoto e por meio de desenhos gráficos” explicou Pompeu.

Problemas visíveis

Conversando com Pompeu ele frisou que fez o mapa do uso de ocupação do solo de Ipiaú para fazer o levantamento sobre o saneamento da cidade.

“ Boa parte do esgoto de Ipiaú é jogado nos rios. Além disso, o lixo ainda não esta sendo cuidado de maneira correta, muita gente na zona rural esta enterrando o lixo e a coleta também não está atendendo a demanda” contou Pompeu.

Complementando, Pompeu ainda abordou que o lixo da cidade está sendo coletado, mas a da zona rural a história ainda é critica. Mas apenas a coleta não é o suficiente, tem que saber manejar o lixo de forma correta.

“Não adianta o povo separar o lixo e a prefeitura não coletar de modo correto. Também não é bom a prefeitura fazer a coleta de modo correto e a população não ajudar e vice e versa. Ipiaú carece de infraestrutura melhor e de uma educação ambiental o mais rápido possível” concluiu Pompeu.
Saiba mais do projeto por meio do Link


Vicente Andrade 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial