.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Ex-presidente Lula poderá ficar inelegível para as eleições de 2018




As eleições para o cargo de presidência do Brasil ocorrerá entre julho e outubro de 2018. Como o nosso país está passando por uma série de investigações devido ao processo da lava-jato, diversos políticos ficarão inelegíveis.
A questão da inelegibilidade é em razão da Lei de Ficha Limpa que impede que condenados possam se candidatar.
De acordo com pesquisas divulgadas recentemente, em primeiro turno, Lula lidera com maior intenção de votos para pleitear o cargo.

Por outro lado, parece que o tempo não está favorável para o ex-presidente por está sendo investigado na operação lava-Jato.
Lula responde a dois processos na Justiça Federal do Paraná: O primeiro é acusado de ter sido beneficiado com dinheiro de corrupção na compra e reforma de um tríplex no Guarujá. O segundo é de ter recebido vantagens indevidas da Odebrecht, que pagou parte do terreno onde seria a sede do Instituto Lula.
O tempo mínimo para o julgamento completo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) são dois anos. Ou seja, Lula poderá ficar inelegível devido o tempo da tramitação dos processos.
De acordo com a defesa do Lula não existem provas concretas contra as acusações e que também não existe possibilidade de condenação.  

Mesmo assim, o presidente lula ainda tem o direito de entrar com a liminar para participar das eleições.
Agora é esperar para saber o que vai acontecer.

Vicente Andrade
Informações da Folha de S.P

    
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial