.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Falta de selo prejudica o trabalho dos cartórios e deixa centenas de pessoas sem atendimento em Ipiaú e região



Responsáveis pelo Cartório: Ismael Firmino e Jocilda Francisco   

Após escutar algumas reclamações da comunidade referente à falta de selo no Tabelionato de Notas de Ipiaú, o Blog Vicente Andrade foi ao Cartório conversar com o responsável do estabelecimento para averiguar o que estava acontecendo.

O Blog Vicente Andrade foi bem recebido pelo Ismael Firmino do Nascimento para falar sobre o assunto. Durante a conversa Ismael explicou o que é o selo.

“O Tribunal de Justiça cerca de 20 anos atrás determinou que todo documento expedido no cartório referente a autenticação e o reconhecimento de firma tivesse um selo autoadesivo. Dai pedimos ao tribunal uma quantidade de selos, eles analisam e enviam para a gráfica em são Paulo imprimir. A empresa fica responsável para gerar um papel moeda, referente ao selo. E sendo assim ele não pode ser impresso em qualquer gráfica da Bahia” explicou Ismael.
De acordo com Ismael  com a privatização dos cartórios a demanda aumentou.

“Com a privatização dos cartórios houve uma demanda maior. Então, quando pedimos, por exemplo, cinco mil selos só são fornecidos uma quantidade menor, apenas 2,500” salientou Ismael.

Ainda de acordo com Ismael, o Tabelionato de Notas de Ipiaú atende praticamente toda a região. Além de Ipiaú, são atendidas pessoas de Barra do Rocha, Ubatã, Gongogi, Dário Meira, Jitaúna e Ibirataia.

A Demora da emissão dos selos  

Ismael comentou que a falta de Selo está acontecendo em toda a Bahia. E pede desculpas as pessoas que precisam dos serviços do Cartório.

“Nós pedimos desculpas a todos que precisam dos nossos serviços, mas não temos culpa pela falta dos selos. No mês de Janeiro e Fevereiro, houve uma demanda maior e fomos pegos de surpresa. Além disso, existe a demora em entregar os selos. Quando pedimos o selo, demora geralmente entre 10 a 12 dias para chegar” pontuou Ismael.

Ismael também ressaltou que na segunda (13), o problema já estará resolvido.

“O nosso Cartório já esta providenciando resolver o problema para atender a demanda. Os selos de Ipiaú já estão nos Correios e esperamos que segunda-feira (13), tudo estará  normalizado” finalizou Ismael.


Vicente Andrade                    
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial