.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Professor Cabral: Entre a terra e a educação ( confira o vídeo)


Cabral( foto vicente Andrade)


Professor Cabral lecionou as disciplinas de matemática e física em diversos colégios de Ipiaú, diversas gerações foram alunos de Cabral. Só quem foi aluno ou teve a satisfação de conversar com ele sabe do potencial e conhecimento que possui para exercer a arte de ensinar.

Desde muito tempo já queria ter tido a satisfação de escrever algo sobre o professor Cabral, mas, devido ao tempo e a correria diária está ação era protelada. Mas os adiamentos chegaram ao fim nesse sábado (6).

Cabral tem uma história de luta e resistência e é um homem além do nosso tempo pela simplicidade e a filosofia de vida.

Atualmente ele está morando em Itapirama, dando aula para a garotada de 12 a 15 anos. Além de Ipiaú e Gongogi, Cabral também ensinou em Jequié, Ibicaraí e Vitória da Conquista. Tem uma bagagem imensa estudando nas universidades federais do Piauí e da Bahia. Ele também chegou a estudar na escola de medicina da Bahia.
Durante a entrevista, Cabral, abordou as reformas e transformações tecnológicas na educação e as consequências deste processo.

“O ensino está diferente da minha época, muita coisa mudou, muitas reformas desmoralizou o campo da educação. As tecnologias vieram para auxiliar e por outro lado, está formando uma geração de preguiçosos. O gosto pela leitura e estudo está se perdendo. No meu tempo de estudante não tínhamos a tecnologia, mas tínhamos mais potencial humana e com pessoas capacitadas. Mas vamos tentado levar um plano de educação sério para seguir com a melhoria” frisou Cabral.

Conhecendo a região 

Cabral conheceu a nossa região quando saiu de Salvador para substituir um professor de matemática na cidade de Jequié.  

“Eu vinha de Salvador para Jequié, gostei da região e fiquei. Daí viajei pela região e cheguei a ensinar  em  Vitória da Conquista,  Itabuna, Ibicaraí, Ipiaú e agora estou em Itapirama” ressaltou Cabral.

Cabral também completou que chegou a Ipiaú quando foi fundada a Escola Chico Mendes. “Gostei da cidade e assentei praça e depois conheci Itapirama , um lugar mais tranquilo pra ensinar. E o trabalhado está andando e acredito que vamos contribuir para incrementar um certo grau de conhecimento para a meninada. Estou trabalhando com jovens entre 12 e 15 anos. O resto é comer aipim, laranja, manga e viajar na terra” afirmou Cabral.

A terra

Atualmente o professor Cabral está morando em Itapirama, distrito do município de Gongogi.


Um lugar simples, mas que possui um encanto especial pela paisagem e povo acolhedor. Cabral mora num pedaço de terra que conseguiu como indenização por tempo de trabalho num colégio de Ipiaú.
Aqui foi uma troca por tempo de trabalho. Ao invés de receber em dinheiro, troquei pela terra. Gosto da terra e não queria esperar os tramites judicial. E aqui me sinto muito bem, tranquilo e bem relacionado com a sociedade e por isso estou feliz!” frisou Cabral.

Cabral ainda ressaltou que pretende concluiu o ensino superior de matemática e em seguida letras na uneb de Ipiaú. 
Nas andanças dessa vida obtive a graça de ser aluno de Cabral no cursinho pré-vestibular em Ipiaú. Cabral é um grande incentivador para os estudantes e a maior gratidão é reconhecer pessoas simples que plantam sementes disseminando esperança por onde passa.

Confira o Vídeo:



Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial