.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Quinta edição do Cabra Macho atente 700 pessoas gratuitamente em Itabuna



Com o objetivo de atender pessoas gratuitamente para a prevenção do câncer de próstata a Igreja Batista Teosópolis, da cidade de Itabuna, juntamente com os voluntários realizam todos os anos o Cabra Macho.

Nesse último sábado (17) e domingo (18) foi realizada a quinta edição do evento. Ao todo foram disponibilizados 700 fichas, realizados 690 exames de sangue(PSA) e de toque de próstata. Desse resultado ficou constatado que 32 homens precisavam de biopsia.

Equipe de Coleta do exame de PSA
De acordo com um dos coordenadores do evento, Michel Matos, os pacientes diagnosticados são encaminhados para o sistema único de saúde do município (SUS).     
Equipe médica e alguns coordenadores do projeto 

A ação que nasceu da ideia de João Correia (médico urologista) e Michel Matos (Biomédico) visa quebrar o preconceito de pessoas que se negam a fazer o exame por não conhecer o procedimento que ajuda avaliar e contribuir com a saúde e bem estar.

O procedimento

A equipe é composta por médicos, enfermeiras, biomédicos, bioquímicos, técnicos e auxiliares de Laboratório, técnicos e auxiliares em Enfermagem com experiência em coleta de sangue. Além disso, as atividades contam com voluntários de diversas cidades da região e áreas da sociedade civil. Nesta edição veio até gente da cidade de Santo Antônio de Jesus. 
Equipe do Laboratório
Os pacientes do Cabra Macho também recebem um certificado de participação no final do evento.     

Michel ainda afirmou que “é aplicado treinamento para a equipe de coleta. Depois que o paciente tem o sangue coletado, ele recebe uma ficha que dá direito ao delicioso café da manhã nordestino, preparado pela equipe da cozinha”.

Também completou que “após o café o paciente é encaminhado para outra área, onde aguardará ser chamado pela equipe médica”.
Michel concluiu ainda que “se houver necessidade o paciente já recebe o encaminhamento para o SUS e os pacientes que estiveram com tudo certo são liberados”.
Equipe responsável na entrega do certificado 

O evento contou com o apoio do Laboratório Matos e do Ipiauense Biomédico, Michel Matos.

Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial