.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Filme o Nó, Ato Humano Deliberado é tema de debate em Itagi


Ipiauense Dilson Araújo idealizador do filme O Nó, Ato Humano Deliberado


A região cacaueira baiana sofreu uma grande catástrofe com a implantação e disseminação da doença da vassoura-de-bruxa.
A infecção causou um desequilíbrio econômico, ambiental e por consequência provocou o êxodo rural. Pessoas saíram do campo, perderam a moradia e o posto de trabalho, contribuindo com o inchaço das cidades e o aumento da violência.
Em contra partida, a ausência do Estado para sanar a crise foi um dos fatores que contribuíram para a crise do cacau.
O filme O Nó, Ato Humano Deliberado, faz um retrospecto histórico mostrando como ocorreu a implantação e disseminação da vassoura-de-bruxa na Bahia. E este fato é considerado como um ato de terrorismo.
O filme possui duração de 70 minutos e é composto de relatos de agricultores, pesquisadores e provas que demonstram que a doença da vassoura de bruxa foi um ato criminoso.





Exibição
Luma Sheila, Saulo Soledade, Elton Bispo, Dilson Araújo, Manoel Gomes, Adailton Pereira, Maria Gorete e Ricardo Moraes  



Para comemorar o dia do agricultor, o Secretário de Agricultura de Itagi, Adailton Pereira, convidou o ipiauense, Dilson Araújo, para apresentar o filme para a comunidade e debater o assunto.

A exibição aconteceu nessa noite de Sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de Estudantes, professores e autoridades locais.
Secretário de Agricultura de Itagi, Adailton Pereira

“Foi muito bom, precisamos abrir a mente das pessoas que não conhecem a história do cacau, esse filme deveria ser apresentado em toda a região, todos os municípios deveriam ter o privilégio de assistir o filme. Os agricultores também precisam ver para desmistificar e saber de onde veio a doença da vassoura de bruxa” pontuou o Adailton.

Na ocasião, o Vice-Prefeito Manoel Gomes (conhecido como Coelho), relatou que o encontro foi muito importante para valorizar o homem do campo.
Vice-Prefeito Manoel Gomes 


“O homem do campo precisa ser valorizado, pois sem ele, as pessoas da cidade não comem. E o encontro de hoje foi para demonstrar a importância de valorizar o trabalhador do campo e preservar a história de uma época de criação pura do trabalhador rural” relatou Manoel.

Educação e história

O professor de história de Itagi, Ricardo Moraes, também participou do evento e ainda passou atividade escolar para os alunos.

Professor de História Ricardo Moraes


“Quando fui convidado para participar pensei em trazer meus alunos para prestigiarem o evento. E também passei uma atividade para eles, fazer um relatório do filme e expressar uma opinião sobre o que acharam” frisou Ricardo.

Ricardo ainda complementou que o filme “foi muito relevante resgatando o aspecto  histórico-cultural. Um trabalho bem elaborado para mostrar o ato impensado e criminoso da vassoura de bruxa”.
Também participaram do evento as Secretárias de Saúde e Educação, Luma Sheila e Maria Gorete, o Secretário de Administração, Saulo Soledade e o Diretor de Comunicação Elton Bispo.

 Assista o filme aqui:



Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial