.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

São Pedro de Ipiaú e a descaracterização junina


Foto Vicente Andrade



O São Pedro de Ipiaú pode ser considerado uma manifestação cultural junina. Além disso, a realização do evento contribui com a movimentação econômica da cidade, muitas pessoas de cidades vizinhas visitam Ipiaú para se divertir e aqui deixam alguns tostões dos produtos consumidos.
A festa em si já é muito bonita, a massa se junta e vão em direção à antiga praça da feira, mulheres, homens, jovens, adultos e até crianças. Um Lugar de encontro e diversão.
Os depoimentos dos festeiros foram as melhores possíveis relatando a boa organização da festa e a segurança. Tudo certo e perfeito.
Por outro lado, algumas pessoas relataram a ausência de banheiros químicos, pois os que estavam disponíveis foram poucos para atender as necessidades dos foliões. Quem estava em camarote, tudo correu tranquilamente.
Diversos artistas da região tocaram no São Pedro, mas, diversos foliões sentiram a necessidade de ouvir músicas juninas, poucas bandas e artistas tocaram o famoso baião, pé de serra e xote. A cultura do São João, com o transcorrer do tempo, sofreu alguns impactos.
As festas de largos, em quase todo território baiano, tem diversificado o estilo da tradição junina com bandas de fora de Época. E a descaracterização das tradições juninas representa um retrocesso cultural que precisa ser visto para não se tornar um carnaval fora do tempo.  

Vicente Andrade 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial