.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

IBGE realiza senso agropecuário em todo o Brasil: Iniciativa começa no mês de outubro



O levantamento de informação é uma atividade importantíssima para a elaboração de politicas públicas.

Em relação ao campo a situação não é diferente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Censo Agro para levantar o total dos estabelecimentos rurais e o que eles produzem para sobreviver.

Neste caso, será pesquisada a utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras e entre outros aspectos relacionados ao campo.

De acordo com uma das supervisoras da nossa região, Juliana Rosa, a pesquisa tem como meta visitar 5,3 milhões de propriedades rurais em todo o Brasil.

Ao todo 26 mil pessoas foram contratadas temporariamente para realizar a pesquisa  Agro no Brasil, Grandes regiões, unidades da federação, Mesorregiões e municípios.

Ainda de acordo com Juliana serão levantados dados referente à agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de Bicho-da-seda, beneficiamentos e transformação de produtos agropecuários.

Juliana ainda ressalva que é “ importante divulgar o censo para que os proprietários rurais respondam as pesquisas. Os pesquisadores estarão devidamente com os documentos de autorização para realizar a pesquisa que é totalmente segura  e as informações  serão mantidas em sigilo ” pontuou Juliana.


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial