.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Utilidade Pública: Prefeita de Ipiaú abre mão de salário e investe cerca de seis mil em apenas um pen drive



 Prefeita de Ipiaú abre mão de salário e investe cerca de seis mil em apenas um pen drive ( Foto do arquivo pessoal do face da prefeita) 


Antes de qualquer coisa gostaria de ressaltar a boa vontade da prefeita pela atitude nobre de abrir mão do salário de prefeito no valor de dezesseis mil reais (R$16.000).

Uma ótima ação que servirá de exemplo para os futuros candidatos ao cargo. 

Não sei se tem algo haver, mas ha alguns meses estive no Gabinete da prefeita juntamente com alguns membros do Coletivo Cultural e na oportunidade mencionei a prefeita que reduzisse o salário do prefeito, vereadores e secretariado e que utilizasse o dinheiro economizado para a criação de politicas públicas continuadas e eficientes.

Acredito que o pedido serviu para que Maria refletisse sobre as questões econômicas salariais dos políticos e cargos comissionados. Acho que deu certo, em parte!

Sugestão democrática e participativa  

Só em abrir a mão do salário já é um grande avanço para promover a igualdade política e o avanço para a conquista de direitos e cidadania.
Por outro lado é valido mencionar que apenas abrir mão do salário não é o suficiente e tão pouco garante que o montante será bem aproveitado pelo município.

A sugestão para concretizar a ação do governo participativo e democrático é necessária que a comunidade interfira nos gastos públicos. Já que Maria está abrindo a oportunidade para o debate é de suma importância que seja criado um projeto de lei que possibilite a criação de uma comissão para gerir o dinheiro que será economizado.

Neste caso, como a prefeita abriu mão do salário no valor de dezesseis mil reais é primordial que este montante seja direcionado para as escolas do município para a implantação de projetos de politicas públicas continuada. A sugestão é que este dinheiro seja utilizado para a realização de projetos dos professores e estudantes do município de Ipiaú.


Reter o dinheiro nos cofres públicos não garante eficiência, a questão maior é saber aonde será investido o dinheiro.

Agente fiscalizador         

O projeto de lei, caso seja criado, poderá firmar o salário do prefeito em cinco mil reais e o dos secretários e vereadores em dois mil e quinhentos reais.

Caso fosse reduzido o salário dos vereadores e do prefeito para o montante citado a cima, seria economizado cerca 72 mil reais ao mês. Parece pouco, mas já serviria para alguma coisa. Válido mencionar que a economia do dinheiro não poderá ser administrada pela administração ou cofres da prefeitura e sim, pela comissão de professores, cidadãos comuns e representantes de associações. Para isso é importante à criação do projeto de lei especificando  criação e formação do conselho. 

Sugiro uma audiência pública junto à prefeita e a comunidade para discutir o assunto. O que você acha? 

O pen drive de 6 mil

Um fator que merece ser questionamento é referente à informação publicada no diário oficial da prefeitura, da edição 319, do dia 9 de outubro de 2017.


Na página 28 do documento (Clique aqui) consta que a prefeitura comprou 50 pen drives no valor de seis mil e quatrocentos e vinte seis reais e sessenta e sete centavos (6,426,67), cada um. 

Em média um pen drive custa no máximo 50 reais. Ou seja, pagar um absurdo de dinheiro no pen drive significa que não existe fiscalização e os produtos se encaixam em notas superfaturadas.

Por isso, ressalvo a comunidade que não adianta reduzir salário se a fiscalização do dinheiro público não for fortificada pela população.

Ainda de acordo com o Diário oficial da prefeitura foi gasto na compra dos cinquenta pen drives trinta e dois mil, cento e trinta e três reais e trinta e três centavos (32,133,33).

Caso fosse comprado o pen drive no valor de 50 reais cada um sobrariam vinte e nove mil reais, seiscentos e trinta e três reais e trinta e três centavos.   

Sugiro a prefeita que  faça um pente fino nas contas e fiscalize as compras de equipamentos e os gastos com as obras públicas para que o dinheiro do povo não desça pelo ralo.

O Blog Vicente Andrade deixa em aberto o direito de resposta da Prefeitura Municipal de Ipiaú.


Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial