.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Lançamento de Livro: Anésia Cauaçu é a primeira mulher que liderou cangaceiros


 

A guerra do sertão de Jequié foi um confronto entre os militares e os jagunços dos coronéis contra os cangaceiros Cauaçus.
Entre os lideres, Anésia Cauaçu se destacou pela coragem e liderança do grupo.

Existem relatos e provas que Anésia foi a primeira mulher a entrar no cangaço. Na edição do Jornal A Tarde, do dia 25 de outubro de 1916, foi publicada uma entrevista com a Cangaceira Anésia Cauaçu evidenciando um documento importante que comprova a existência de Anésia como a primeira mulher a entrar no cangaço.  

Na mesma edição, o Jornal A Tarde denunciou a violência e o genocídio causados contra os cangaceiros e também contra pessoas inocentes da região. Os policiais faziam com que as pessoas comessem lama, fossem crucificadas as margens do Rio de Contas e, além disso, jogavam crianças para o ar para serem aparadas com baionetas.

Lançamento de Livro

O escritor e jornalista, Wilson Midlej, convida a comunidade para participar do lançamento do livro ANÉSIA CAUAÇU- Lenda e Historia no Sertão de Jequié.

O Lançamento conta ainda com a apresentação de um quarteto de cordas (formado por dois violinos uma viola e um violoncelo) e da ilustração de algumas obras da coleção2018 (“Novo Olhar”), do artista plástico Jackson Alves.
O evento realizado pelo Coletivo Cultural acontece nesta próxima sexta-feira(10),  no Casarão dos Castros, antiga feira de Ipiaú, às 19h.   

Vicente Andrade



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial