.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Na Fibra e na coragem do teu povo: Lícia Andrade Santos Ramos desabafa sobre o abandono do Cetan (Confira o Vídeo)



Lícia Andrade Santos Ramos desabafa sobre o abandono do Cetan


A própria história da educação ipiauense é a prova de que pessoas se dedicam dia a dia para educar e levar um pingo de esperança e conhecimento para nossas crianças, jovens e adultos.

O amor permeia atitudes de muitos dos profissionais de educação do nosso município  que se arranja como pode enfrentando as mazelas sociais em sala de aula para cumprir com o dever de lecionar.

Por outro lado, o que entristece é a ausência de continuação dos investimentos públicos que deveriam estar na ativa prestando a razão social do existir.

Centro  de Estudos e Trabalho Antônio Nogueira (CETAN)
  
A história é um fator importante para entender algumas transformações. Tínhamos o titulo de cidade modelo e será que ainda somos?

No papo de hoje, convidei a professora Lícia Andrade Santos Ramos para abordar um pouco do funcionamento do antigo Centro Técnico de Estudos Antônio Nogueira (CETAN) de Ipiaú.

Durante a entrevista ela explicou como foi fundado o Cetan, qual era a função social do centro e como funcionava. Lícia também desabafou por encontrar a unidade escolar sem utilidade e jogado ao leu.  Lícia possui na bagagem a rica experiência de querer bem a nossa cidade de Ipiaú.

Eu a conheci pelo acaso no Lançamento do Livro  de Osires Rezende (Reflexiones del cachaceiro em Jefe). Daí surgiu a curiosidade de saber mais um pouco de uma figura espontânea e o papo foi sobre a educação.

Sentir em Lícia o amor e a dedicação que ela sente pela classe dos professores e o povo, os sonhos e esperanças de uma cidade melhor. E o mínimo que devemos fazer é reconhecer os passos realizados por Lícia em prol da nossa educação.  Durante a entrevista ela também lembrou dos professores que fizeram parte da história do CETAN.    

Já o Cetan foi construído no governo de Ubirajara Souza Costa (1993-1996) para acolher crianças socialmente vulnerais do nosso município. Na época, Lícia Andrade exercia o cargo de secretária de educação do município e presenciou a construção e fundação do CETAN. Além disso, contribuiu para a criação da Associação dos Deficientes Ana Suely (ADAS) de Ipiaú.

O Cetan integra parte do patrimônio público da cidade e se encontra em estado de abandono, depreciação da estrutura física e ainda é possível encontrar cadernos de notas, diários e documentos dos estudantes que passaram pela instituição.

Confira o Vídeo:



Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial