.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

QUE REPRESENTANTES DO POVO DE IPIAÙ SÃO ESTES?

Por Osires Rezente 


“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” Santo Agostinho, bispo de Hipona.

Apesar de agnóstico, começo com esta citação de um dos mais sábios doutores da igreja porque, segundo Ariano Suassuna, foi ele, Santo Agostinho o primeiro a legitimar o feio, o obsceno como valores que ressaltam o belo e o justo, no campo estético para se compreender e mudar a realidade que nos cerca.

A história é implacável e os homens, apesar de se arvorarem racionais, pouco ou nada aprendem com o que ela nos ensina. O nosso conterrâneo Dr. Euclides Neto, num imprescindível testemunho, 64: Um Prefeito, a Revolução e os Jumentos, ressalta o imo ipiauense representado pela câmara de vereadores dos idos de 1964 quando num momento de ruptura do Estado de Direito democrático, “quando os esgotos morais se rompem”, nenhum dos vereadores câmara de então se apequenou e  não aceitaram  a prepotente intervenção. Não foi à toa que Dr. Euclides escolheu esta palavra, imo, o brio mais profundo.

Não sei qual a composição da atual câmara de vereadores ipiauense, mas me parece que tem representantes do partido cujo líder, incensado como um deus, foi acusado de alcagueta dedo-duro do DOPS e até o presente momento não levou seu acusador às barras dos tribunais, e isto já nos dá uma má impressão da câmara atual, desta gente não se pode esperar brio interior, qual cambutes se debatem na lama para defenderem seus pequenos interesses, seu mesquinho projeto de poder pelo poder e, com a atual omissão, nos provam que não têm nenhum compromisso com valores éticos que defendam os mais fracos, como burros de carroça obedecem aos seus patrões e não se constrangem em se agacharem e lamber o cu de forasteiros oportunistas e  boçais. 

Não sei se existe mulheres na atual câmara de vereadores, creio que como representantes do povo ipiauense todos hão de concordar que é, se não um dever, pelo menos é um instrutivo subsidio para eles lerem o livro do Dr. Euclides Neto, para se portarem a altura das nossas tradições civilizatórias. Não posso ser injusto, por certo deve ter pessoas de bem entre os atuais vereadores, apenas ainda não se deram conta da gravidade que representa um radialista invadir uma creche publica, e segundo denúncia do blog BOTE FÉ, agredir uma funcionaria e traumatizar crianças que lá estavam, e  mais grave uma suposta tentativa do poder executivo de abafar o caso e o proprietário e a direção da emissora permitirem que o tal radialista apresentasse publicamente sua versão, como que manipulando a opinião pública e por tabela tentar obstruir a justiça,   por isso vou conclama-los a tomarem uma posição, caso não a tomem caberá a pergunta, será que eles não se importam que a posteridade os vejam como a escória mais profunda de Ipiaú?

Portanto, senhores vereadores, exijam esclarecimentos do poder executivo.

Portanto, senhores vereadores, acionem o Ministério Público, para que a justiça se faça.

Portanto, senhores vereadores, votem uma moção de repudio a esta emissora de rádio, declarem persona non grata o seu prepotente proprietário. Nem Algodão, Nem Ipiaú, Nem lugar nenhum merece uma desgraça nojenta desta, perdoem-me os funcionários decentes que por certo não compactuam com tal brutalidade, que se instalem nas profundas dos infernos.

Abraço e até mais ver, Osires Zaru de Hildebrando
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial