.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Roda de capoeira dissemina cultura em praça pública de Ipiaú (Veja o vídeo)

imagem cedida por Nan Bahia

A capoeira agrega cultura permeada pela resistência, dança, música e arte marcial. Ela pode ser considerada como uma expressão cultural e popular que nasceu no Brasil e que se espalhou pelos quatro cantos do país e do mundo.

A capoeira foi criada pelos descendentes dos escravos africanos e é caracterizada pelos golpes ágeis e diversificados. Entoados pelas canções é formada uma grande roda de capoeira.

Em Ipiaú existem quatro grupos de capoeira disseminando a cultura pelos cantos da cidade, estão quase invisíveis, mas não apagados.

Mestre Zé Bala professor de capoeira de gerações 
Um destaque é o grupo do Mestrando Reinam Barreto responsável pelo “ Nan Bahia, Nova geração”, que todas as segundas, quartas e sextas-feiras realizam o treinamento na Praça Pública do Cruzeiro, em Ipiaú.

No último domingo (4) os grupos de capoeira de Ipiaú se juntaram e promoveram uma grande roda de capoeira. Grupos das cidades vizinhas, Ibirataia e Jitaúna, também participaram do evento.

Em contato com Nan Bahia ele ressaltou a importância do mestre Zé Bala em Ipiaú para ensinar a arte e disseminar a capoeira em nosso município.

“Mestre  Zé Bala para nós capoeiristas representa muito por ser o primeiro cidadão a trazer a capoeira para Ipiaú. Hoje todos nós temos uma linhagem dele “, enfatizou Nan.

Confira  O vídeo:


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial