.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Parabéns aos ciganos



A etnicidade é um conjunto de características comuns de um grupo de pessoas que os tornam diferentes das demais. Este fator pode ser considerado referente à língua, cultura e a noção de origem comum.
E pesquisar essas diferenças étnicas é algo inspiradora para entender um pouco do espectro que nos envolve no cotidiano. E por isso é louvável o olhar para as coisas que estão quase invisíveis ou sofrem algum tipo de preconceito.
Neste caso gostaria de pontuar o trabalho de mestrado do filósofo e advogado, Expedito Júnior, sobre a etnicidade cigana na cidade de Itagibá. O trabalho está em andamento e visa pesquisar a cultura cigana que é bem diferente das pessoas comuns. A forma de viver em grupo, a economia, a família e tudo mais que parece estranho à cultura do brasileiro.
Quando recebi o convite para adentrar nessa missão de pesquisa fiquei muito feliz, pois nunca é demais conhecer mais um pouco de um povo resistente e que permanece a cada dia pontuando a forma e a cultura no meio de nós.
Por isso, gostaria de parabenizar a todos os ciganos pelo dia em que se comemora o dia do cigano. E nesta data, os ciganos estão em festa, pois o dia 24 de maio é o dia em que se comemora o dia dos ciganos.

Parabéns etnia e resistência cigana.

Agradecemos pela entrevista e contação de história do povo cigano por Gilmara santos e Baiuca
Vicente Andrade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial