.

BOTE FÉ! Jornalismo a Favor da Cidadania!

Dataplanet:Internet com velocidade, qualidade, economia e segurança

Dataplanet:Internet com  velocidade, qualidade, economia e segurança
internet via Rádio, cabo e Fibra óptica: Contato (73) 988965089 ou 981016122

Ótica Nacional: Qualidade para a sua Visão!

Ótica Nacional: Qualidade para a sua Visão!
Rua Floriano Peixoto, 40 A, Ipiaú-BA Tel: (73) 3531-3025. Rua Dudu Correio 13 C, Itagibá Tel (73) 3244-2015

O CEI encerrará atividades do vespertino em 2019 e a comunidade cria abaixo-assinado para questionar decisão da SEC-Ba


Imagem do Giro Ipiaú


A notícia que correu nos grupos de whatssap, na última semana, era que o Colégio Estadual de Ipiaú (CEI) iria encerrar as atividades do turno vespertino.

O Blog do Vicente Andrade foi conversar com o diretor do colégio, José Carlos Ribeiro, para colher algumas informações. De acordo com o mesmo, a ideia de fechar o turno do vespertino veio da Secretaria de Educação do Estado. O motivo, pouco aluno na escola e muito espaço ocioso.

O Colégio é contemplado com 3 pavilhões e 22 salas de aula. No total, o número de estudantes são de 1.390, a maior parte estão espalhados pelos turnos matutino e noturno. Já no vespertino a quantidade chega a 147.

Durante a manhã são utilizadas 16 salas e a noite 15. Já pela tarde são utilizadas apenas 4 salas. De acordo com Ribeiro, caso seja fechado o turno vespertino, os alunos serão remanejados para o matutino ou noturno.

Ainda de acordo com o Ribeiro nada é cem por cento definitivo pois está sendo elaborado uma defesa em resposta a Secretaria de Educação do Estado.

Todos pelo Colégio Estadual de Ipiaú

A prática do Governo do Estado para Ipiaú referente a educação tem mostrado o descaso com o ensino de nossos jovens e tomado atitudes estranhas com fechamento de turnos escolares.

No ano de 2015, o Governo do Estado deu ordens para fechar o turno vespertino do Colégio Modelo de Ipiaú. Alunos, professores e a comunidade não gostaram nada da ideia e questionaram a atitude do governo.

Já neste ano, a ordem foi de fechar a atividade escolar do turno vespertino do Colégio Estadual de Ipiaú. A notícia desagradou uma boa parte dos professores que conhecem a realidade dos estudantes e da infraestrutura da escola.

Para tanto, foi criado um abaixo-assinado pedindo apoio a comunidade para manter as atividades do turno vespertino do CEI. De acordo com o abaixo-assinado o fechamento do turno vespertino vai causar um prejuízo incalculável para a comunidade.

Ainda de acordo com o escrito do abaixo-assinado há 50 anos o CEI vem contribuindo para a formação educacional no município. Além disso consta que:

   a) é o único colégio público que oferece o ensino médio regular no turno vespertino;
b) os alunos e alunas que residem na zona rural estudam no vespertino, pois este é o único turno em que o transporte escolar está disponível, para determinadas regiões;
c) o turno vespertino atende a necessidade dos alunos e alunas que necessitam trabalhar pela manhã e/ou a noite;
d) os estudantes que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz frequentam a escola no turno vespertino, tendo em vista que as repartições públicas, que oferecem a maior parte das vagas do programa, funcionam preferencialmente, pela manhã;
pedimos o seu apoio para que o turno vespertino do Colégio Estadual de Ipiaú seja mantido, no intuito de atender às necessidades educacionais dos adolescentes e jovens do nosso município. 


Ou seja, existe uma série de fatores expresso no documento que mostram a importância de continuar   as atividades do turno vespertino do CEI. O fechamento do turno também pode acarretar na demissão de funcionários e ainda prejudicar os estudantes que participam de programas educacionais.   

É necessário entender a importância da escola para a formação dos nossos jovens e além disso é preciso entender as demandas do nosso município. No final do abaixo-assinado ainda costa que “a escola deve ser aberta, ampliada, reformada, equipada e protegida, mas nunca ser fechada!”.

Vicente Andrade       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Hortifruti 2 irmãos

Hortifruti 2 irmãos