Pesquisa

Parabéns Ipiaú: 86 anos, de quê?

Foto extraída da opagina do facebbok: Ipiaú seu passado sua história!


Meu caro amigo leitor, serei curto nas minhas palavras para não me alongar e também para que você possa lê o texto até o final e tirar suas próprias conclusões. Ao mesmo tempo quero convidá-lo para uma pequena reflexão.
E para tanto quero explanar um pouco da experiência que tenho vivido na minha cidade ao andar pelas ruas e conversar com pessoas, sendo elas, sem distinção de cores, sexo, ou classe social.
Então, vejo que o mês de dezembro chegou e todos os anos, no dia 2 de dezembro, comemoramos o aniversário da nossa querida e aguerrida cidade de Ipiaú, melhor ainda é quando no ano seguinte tem eleição local para vereador e prefeito. Mas vamos fazer de conta que è válido comemorar, contar a história e animar a cidade. Afinal é um momento histórico de emancipação política. 
E a pergunta que não quer se calar, a emancipação política é para quem mesmo? Para o povo ou para as classes políticas que brigam incessantemente pelo poder? E aí complemento com outra pergunta simples, Qual cidade queremos para nós? Uma cidade justa socialmente ou apenas voltado para o pão e circo? 
Você deve está me perguntando, neste momento, aonde quero chegar com isso, tenha só mais um pouco de calma, não irei demorar.
E para chegar ao ponto principal deste artigo é necessário analisar rapidamente como vive o nosso país atualmente com a nova direção, eu mesmo nem sei se tem direção, se você souber me fale, pois até hoje o que eu vi é que o Brasil está instável, o fogo está queimando a amazônia, escândalos estão aparecendo, políticos estão de boa com seus altos salários e privilégios e o povo perdendo direitos com a reformas trabalhista e previdenciária. E você o que acha?
Voltando para os 86 anos de Ipiaú, peço que esqueça por um momento o início da história  de rapa-tição e Rio Novo, quem sabe num próximo texto irei me debruçar sobre o tema. Mas agora, vamos focar na atualidade. O resultado do passado é o sinal do que estamos vivendo hoje. E se não cuidarmos, nem sei o que pode acontecer com as futuras gerações. Por favor, não estou sendo pessimista, não pense nisto,  estou sendo apenas um observador pelo contexto atual. A minha maior alegria seria se as minhas observações estivessem erradas. 
Então, comemorar o quê se o nosso Rio de Contas sofre com os maus tratos? . A cidade de Ipiaú não possui saneamento básico que atenda as necessidades da nossa comunidade, um direito que é fundamental para a dignidade humana e ambiental. Já reparou o Rio de Contas como vive? Já parou para observar? e o  Rio da água branca?
Fora este problema do esgoto, o desmatamento vem aumentando, já reparou a sua volta e já observou o nosso meio ambiente? Rebusque na sua imaginação o que era Ipiaú há 30 anos atrás. Fora isso, sofremos também com as variações climáticas que estão constantemente alterando nosso bioma. O tempo e a natureza só está respondendo as nossas ações. A vida é assim, não é mesmo? 
Vamos adiante, que ainda temos algumas coisinhas pendentes. Comemorar o quê se em alguns pontos da cidade ainda são críticos e o povo passa maior perrengue, principalmente, quando chove forte. Não adianta calçar as ruas sem um estudo concreto para solucionar os alagamentos.  Para provar o que eu digo, faça uma pesquisa no google e coloque assim: Alagamentos em Ipiaú. Infelizmente a ausência de investimentos em educação ambiental é tremenda. comemorar o quê?

Mudando um pouco de assunto, você já parou para analisar a quantidade de pessoas que precisam de transfusão de sangue e viajam quase todos os dias para Jequié para fazer o procedimento. Aqui ainda não tem um hemoba, já parou para imaginar a luta das pessoas que precisam viajar  até Jequié e Itabuna para realizar o procedimento?. Outra coisa que não posso deixar de esquecer, já imaginou a dificuldade que é andar pelas ruas de Ipiaú? pergunte isso aos deficientes físicos e aos idosos. E o desemprego? não irei nem comentar.  

Mas calma, ainda temos um fio de esperança no ar. Mas antes da esperança preciso relatar uma outra coisa,  a evasão escolar anda a todo vapor e a pergunta não se cala, o que está afastando nossos jovens da sala de aula?  O que será da nossa geração daqui há dez anos? Converse com os professores sobre as dificuldades que eles enfrentam. 
Por fim, o que mais dói é saber que existem crianças e famílias que passam fome e que são excluídos dos direitos fundamentais. e diante dessas mazelas não vejo um debate coeso para tratar desses assuntos.  Então, comemorar o quê se ainda temos muitas coisas para resolver. O que não dá pra aceitar é a mesmice imposta pela enganação de propagandas ilusórias. Comemorar o quê mesmo? Lembrei, o aniversário da cidade.
Em relação a programação cultural da cidade, vejo mais promoção de políticos para continuar na manutenção do poder,afinal, a caça aos votos já foi iniciada. Vejo muito o pão e o circo e em contrapartida, pouca inclusão social. O pior é utilizar as supostas “atividades culturais” para promover algo que não existe, estamos no determinado momento sem direção e sem inclusão e é por isso que Ipiaú vai sobrevivendo aos impactos da briga pelo poder de certas elites.  Enquanto não for cortado na carne dos políticos profissionais, o povo e a cidade irá sempre padecer. Já comparou o salário dos políticos com o de um trabalhador? Não irei entrar nesse mérito agora, deixarei para a próxima, já falei demais.
Só pra encerrar, o centro da cidade recebe decoração e etc e tal, e os bairros populares, o que recebem? Pesquise o quanto foi gasto para ornamentar a praça, o pior com  uma cultura de outrem. Poderíamos trabalhar o Natal da nossa cidade com elementos culturais próprios da nossa região ao invés de uma cultura americanizada. Então, espere o trenó do papai Noel, vista uma roupa para o frio num calor desse que estamos passando e espere a neve cair, quem sabe as coisas não melhoraram. 
E agora, a parte melhor, nem tudo está perdido, a mudança só depende de nós, de lutar e da as mãos, ficar atento e forte e alimentar a esperança de justiça social, pois nem tudo é divino e maravilhoso. No mais, parabéns Ipiaú aos 86 anos de emancipação política!

Vicente Andrade  


Postar um comentário

0 Comentários

Dataplanet:Internet com velocidade, qualidade, economia e segurança

Dataplanet:Internet com  velocidade, qualidade, economia e segurança
internet via Rádio, cabo e Fibra óptica: Contato (73) 988965089 ou 981016122